As startups com core do negócio em inteligência artificial da América Latina captaram um total de US$ 800 milhões em 2022. O mercado brasileiro é responsável por cerca de 74% dessas empresas e somou  US$ 409 mi em captações no ano passado. Em seguida estão Colômbia e México, ambos os países com 6,64% de participação. Chile contribuiu com 5,6%; Argentina com 3,73% e Peru, Uruguai, Costa Rica e Equador, juntos, 3%. Os dados foram coletados pelo Distrito.

A maior parte dessas startups de IA (79%) focam no mercado B2B. Cerca de 41% atingiram um faturamento entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões por ano. E 14% delas estão com faturamento acima de R$ 10 milhões anuais.

A pesquisa aponta ainda que empresas que incorporam IA em seus modelos de negócio também tiveram um investimento mais substancial. Desde 2017, no estágio Seed, o valor médio recebido aumentou em 20% ao longo de quatro anos. No estágio Serie A, o aumento foi de148%.