A Udemy (Android, iOS) tem utilizado a inteligência artificial generativa para ajudar seus criadores de conteúdo a reduzir o tempo de lançamento de seus cursos. Em um dos casos recentes, compartilhado com exclusividade para este noticiário por Raphael Spinelli, diretor regional da Udemy para a América Latina, o especialista Diego Davila conseguiu diminuir a preparação de um curso online de três semanas para três dias, a partir de copiloto para ajudar a desenvolver os exercícios de códigos mais rapidamente.

Segundo Stephanie Stapleton Sudbury, presidente global da Udemy for Business, a abordagem da companhia é dar ferramentas de IA generativa para os instrutores terem mais eficiência: “Nós acreditamos em nossas capacidades internas e que os nossos times de tecnologia têm capacidade para inovar. Por isso estamos aprendendo internamente e adicionando IA generativa em nossos produtos e serviços”, completou.

Além da ferramenta de código rápido, a Udemy adicionou camadas de IA generativa na busca de cursos para ficar inteligente e permitir que os usuários acessem cursos rápidos (bite-size learning, no original em inglês) e resumir descrições de trabalhos para que tanto o usuário como as empresas que contratam a Udemy saibam, por exemplo, quais funções são adequadas para o Python na formação de um cientista de dados.

“Com a popularização da inteligência artificial, a tecnologia passa a impactar como as pessoas trabalham, estudam e criam conteúdo. Um curso que antes demorava de duas a três semanas caiu para dois a três dias”, disse Spinelli. “Precisamos repensar os indicadores nas organizações. Por exemplo, o abandono de cursos não é mais um KPI relevante para nós, pois muitas pessoas não querem fazer um curso todo. O usuário faz o microlearning. Isso se adapta à modalidade de aprendizagem que as pessoas querem”, avaliou.

Estratégia

Atualmente, a Udemy tem dois modelos de negócios, um voltado ao B2B e outro para o usuário comum (B2C). Com mais de 70 mil instrutores e 210 mil cursos em 75 idiomas, os temas podem ser acessados em seu marketplace aberto ou na plataforma Udemy for Business. Com essa estratégia, a Udemy saltou de 10 para 1,2 mil cursos sobre ChatGPT em menos de seis meses.

“Devido ao nosso modelo duplicado de marketplace (B2B e B2C) e a economia de criação de conteúdo ao nosso lado, crescemos a quantidade de cursos sobre o tema. Ninguém chega perto de nós hoje”, disse a presidente da frente B2B da Udemy. “Os instrutores da Udemy produzem conteúdo que está no mesmo ritmo das inovações da indústria, conteúdos práticos que podem ser aplicados imediatamente”, completou a executiva, ao lembrar que a plataforma atualizou 60% de todos os cursos nos últimos três meses, se comparado com os competidores do setor uma renovação de catálogo dessa ordem demora entre dois e três anos.

Imagem principal: Raphael Spinelli, diretor regional da Udemy para a América Latina (divulgação: Raphael Jacomini/Udemy)