Bater o carro é sempre uma dor de cabeça. O seguro não cobre certos danos, em alguns casos pagar a franquia é mais caro do que pagar pelo conserto e, pior, nunca se sabe para onde levar o carro para consertá-lo. Pensando em aliviar os problemas dos motoristas e donos de automóveis, a Car10 (Android em breve, iOS) desenvolveu um aplicativo de mesmo nome e um site responsivo que ajuda a encontrar a mecânica mais próxima e mais conveniente para o usuário. Recentemente, a startup anunciou parceria com a Microsoft e, com isso, o app ganhou inteligência artificial. O novo recurso chega para facilitar a experiência de quem precisa obter orçamentos para pequenos reparos, além de agilidade, já que o usuário recebe em até 32 segundos estimativas de orçamentos.

O serviço funciona com base em um banco de imagens e dados armazenados desde 2014, quando a empresa foi fundada, e todos os dados são protegidos a partir das certificações de segurança do Azure, a plataforma de nuvem da Microsoft. Ao todo, há cerca de 300 mil imagens guardadas. “Com a IA, um orçamento que levava entre três e quatro horas para ser feito, chega às mãos do cliente em 32 segundos e pelo app ele agenda o reparo com a oficina”, conta Renato Gimenez, CIO e cofundador da Car10.

De acordo com o executivo, 90% dos casos que chegam ao aplicativo são de reparações. Apenas 10% das batidas causam danos mais severos, que precisam de trocas de peças inteiras. O sistema de IA usa um modelo de aprendizado de máquina (machine learning) para comparar danos enviados pelos clientes com outros casos semelhantes já armazenados nesse banco de imagens e calcula o custo do reparo de acordo com o número de horas que o mecânico deverá gastar naquele trabalho. Uma pintura leva cerca de três horas; funilaria, duas horas, por exemplo. O aplicativo envia o orçamento para a mecânica e ela precisa acordar. “Apenas 4% dos mecânicos não aceitam o orçamento feito pelo algoritmo.”

Ao todo, o Car10 tem 4 mil oficinas cadastradas no app e elas estão espalhadas em várias cidades do País. Para usar a solução, as mecânicas podem usar um smartphone simples com acesso a e-mail e SMS. Em muitos casos, depois que as duas partes dão o aceite – clientes e mecânicas –, a comunicação também pode ser feita por WhatsApp. E o pagamento pode ser in-app ou direto com o mecânico.

Quanto ao modelo de negócios da Car10, Gimenez explica que eles querem priorizar as parcerias. Atualmente, por exemplo, eles estão dentro do aplicativo da SulAmérica seguros. Assim, quando um carro segurado pela empresa precisa de reparos, o usuário pode acionar, via app da SulAmérica, a Car10 para encontrar um mecânico nas proximidades.

Outra parceria realizada recentemente foi com o Magazine Luiza. Quando um cliente compra pneus da varejista, é apresentada a rede da Car10 para encontrar um estabelecimento para fazer a troca.

“Com a IA, entendemos a gravidade do dano no veículo, se vai precisar acionar ou não a franquia, se é perda total, por exemplo. Com a nossa expertise, podemos ajudar nesse fluxo das seguradoras e melhorar a comunicação entre as partes”, explica.

Origens

Os primeiros rascunhos do app foram apresentados em 2015 como uma plataforma para que os usuários encontrassem uma mecânica perto para consertar o carro. O usuário tirava fotos da batida, inseria no aplicativo e a mecânica respondia com o orçamento. “O problema é que a oficina não entendia que ela tinha que mandar um orçamento para um potencial cliente, uma pessoa que não estava diante deles”, explica Gimenez. “Além do mais, os mecânicos retornavam com o orçamento e o cliente acabava batendo na porta de outra oficina para comparar orçamentos. Num segundo momento, em 2016, nós decidimos elaborar os orçamentos, com base no nosso banco de dados. Mas ainda não estava do jeito que gostaríamos que estivesse. Em 2019, com a parceria com a Microsoft, e a chegada da inteligência artificial, a gente consegue dar a resposta certa, para o cliente e para a mecânica”, resume o CIO.