5G humano feito nas dependências da Qualcomm em San Diego (foto: divulgação)

A Qualcomm fez nesta quarta-feira, 15, a apresentação dos modems Snapdragon X75 e X72 5G Modem-RF Systems para dispositivos de redes móveis e a plataforma Qualcomm Fixed Wireless Access Platform Gen 3, voltado para equipamentos dedicados ao FWA, como CPEs e roteadores. No momento, os equipamentos estão em testes com OEMs.

Nota-se que todos os novos modems estão preparados para a próxima geração do 5G, o 5G Advanced.

FWA

Principais novidades (em inglês) do novo modem para equipamentos FWA (divulgação: Qualcomm)

Em conversa online com jornalistas, Durga Malladi, vice-presidente e gerente geral em modems celulares e infraestrutura da Qualcomm, disse que a tecnologia de redes wireless baseada em 5G deve trazer “grandes mudanças” ao mercado de telecomunicações, como um todo. Deu como exemplo os recentes movimentos da T-Mobile nos EUA.

Mobile Time questionou a Qualcomm a respeito dos recentes posicionamentos de TIM e Claro que confirmaram interesse em lançar o FWA no Brasil neste ano, mas veem o preço ainda como um impeditivo. A fornecedora respondeu posteriormente por meio de sua assessoria:

“Como vemos muito interesse da região LATAM no FWA, estamos trabalhando com OEMs e parceiros para atender às necessidades do mercado. O FWA fornece uma maneira econômica de oferecer serviços de banda larga para residências e pequenas empresas. Com nossas plataformas FWA, do Gen 1 ao Gen 3, o nosso objetivo é permitir que fabricantes e operadoras de dispositivos ofereçam a seus clientes uma experiência de banda larga confiável em 5G, econômica e semelhante à fibra”, informou a empresa.

O processador para Qualcomm Fixed Wireless Access Platform Gen 3 é compatível com redes em ondas milimétricas (mmWave), sub 6 GHz e Wi-Fi 7. Sua capacidade ethernet (rede via cabo) é de 10 GB. O chip ainda recebe melhoria para autoinstalação, suporte para uso indoor de mmWave, suporte para múltiplos frameworks (como OpenWRT e RDK-B), possibilidade de uso do 5G Dual-SIM Dual Active (DSDA) e Dual-SIM Dual Standby (DSDS).

Modems 5G

Novo modem Snapdragon X75 (foto: divulgação)

O modem X75 é o chip mais parrudo e dedicado a dispositivos móveis da gama mais alta de preço (high-end). No X75, a fornecedora adicionou motor de inteligência dedicado ao hardware, o Qualcomm 5G AI Processor Gen 2, além do Qualcomm 5G AI Suite que otimizam velocidade, cobertura, mobilidade, robustez do link e precisão de geolocalização com inteligência artificial.

Entre outras novidades do modem 5G estão:

  • Agregação de 10 portadoras em mmWave, agregação de portadora de downlink 5x e MIMO de uplink FDD para bandas sub-6 GHz;
  • Transceptor convergente para mmWave e sub-6 emparelhado com os novos módulos de antena mmWave de quinta geração Qualcomm QTM565;
  • Qualcomm Advanced Modem-RF Software Suite melhora o desempenho de rede em diversos cenários de usuários, inclusive espaços indoors;
  • Qualcomm 5G PowerSave Gen 4 e Qualcomm RF Power Efficiency Suite para ampliar a vida útil da bateria;
  • Qualcomm DSDA Gen 2 que habilita o 5G e 4G Dual Data em dois cartões SIM ao mesmo tempo;
  • Qualcomm Smart Transmit Gen 4 permite uploads rápidos, confiáveis, de longo alcance, além de suporte para Snapdragon Satellite (NTN).

Malladi afirmou que o modem está em testes com OEMs e que deve chegar na próxima geração de plataformas móveis da Qualcomm. A companhia confirmou ainda que o lançamento dos primeiros dispositivos comerciais com o modem X75.

Por sua vez, o modem X72 é focado no grande público (mainstream) e seu único destaque é que suporta velocidades em multi-gigabit para download de upload.

F1

O Mercedes-AMG F1 W14 E PERFORMANCE com logo do Snapdragon na asa (foto: divulgação)

Outra novidade que a companhia anunciou nesta quarta-feira é a troca de equipe de Fórmula 1. A marca Snapdragon deixa os carros da Ferrari e passará a ser exibida na asa da Mercedes, cujo principal piloto é o multicampeão Lewis Hamilton. O contrato é plurianual e visa a transformação digital da equipe, além da exploração da marca nos boxes, carros, capacetes e vestimentas do time de F1.

Fórum de Operadoras Inovadoras

FWA, 5G, negócios para redes Wi-Fi e o uso das redes 5G não-terrestres (NTN) são alguns dos temas que serão abordados no Fórum de Operadoras Inovadoras que acontece nos dias 22 e 23 de março no WTC, em São Paulo, com organização de Mobile Time e Teletime. Em sua sexta edição, o seminário contará também com painéis sobre Plano Nacional de IoT; oportunidades com espectro não licenciado; redes neutras; e MVNOs. A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.operadorasinovadoras.com.br.