A Intelbras tem planos para ampliar seu portfólio de dispositivos FWA para o mercado brasileiro. Durante sua passagem no Fórum de Operadoras Inovadores, evento organizado por Mobile Time e Teletime nesta quinta-feira, 23, Ricardo Catuaba, especialista de produto e negócios da fabricante, afirmou que estão trabalhando em novas versões do produto, inclusive outdoor.

“Queremos criar uma estrutura de produtos com outro chipset e outra de eletrônica. Tudo isso permite a redução para colocar opções mais baratas na prateleira”, afirmou Catuaba. “Não vai ter aquele produto bala de prata, mas o importante é criar estrutura de portfólio que atenda o ecossistema, B2C e B2B”, complementou.

O especialista da Intelbras disse que a estratégia de vendas é “popularizar soluções” de rede. Para isso trabalhará em duas frentes: direto com as operadoras e ISPs que oferecem o 5G a seus usuários; e outras verticais como instaladores, integradores e até força de venda chegando no consumidor final.

“Temos uma força de venda grande e estamos nos estruturando com o FWA como solução a ser ofertada por essa equipe”, disse, além de complementar com um possível público comprador para a solução. “Um exemplo de cliente são prédios com portaria remota. É possível colocar o FWA para dar autonomia (de rede) à portaria remota, seja no residencial ou comercial”, explicou.

Preço

Em outubro do ano passado, a companhia trouxe o GX-3000, um CPE indoor para o mercado brasileiro que possui o chipset Qualcomm SDX62 com release 16 do 3GPP. Mas o mercado ainda vê este dispositivo como custoso. Dois executivos que reclamaram abertamente do valor do equipamento foram Paulo Cesar Teixeira, CEO da Claro, e Alberto Griselli, CEO da TIM.

Hamilton Mattias, diretor de produtos da Qualcomm, afirmou que a companhia vem se adaptando para reduzir os custos nos modems 5G que abastecem os CPEs. Exemplificou com os três chips que a sua companhia lançou no começo deste ano, sendo o X35 o menos custoso.

“Lançamos o modem X35 que estará disponível até o final do ano com release 17 e 5G NR Light (redcap ou capacidade reduzida, na tradução livre). É para atender ao mercado massivo, como wearables e processamento no edge. Tem velocidade de 250 Mbps, pois tem só 20 MHz por canal, mas pode ter 100 MHz pela tecnologia redcap”, explicou o diretor da Qualcomm.

Ainda assim, Mattias lembrou que tem aspectos importantes no GX-3000 que o deixam mais caro, como o conjunto de bandas e um modem mais potente: “Se a operadora quer um produto completo vai ter um preço. Se diminuir as especificações, o preço será menor”, conclui.