A Qualcomm ganhou uma disputa por uso indevido de suas patentes contra a Apple na Justiça dos Estados Unidos nesta sexta-feira, 15. A Corte de San Diego, Califórnia, definiu que a fabricante dos iPhones infringiu três propriedade intelectuais (IPs) de sua antiga fornecedora.

Como resultado, a Apple deve pagar uma multa de US$ 31,6 milhões (US$ 1,41 por cada dispositivo que quebrou a patente) por danos à Qualcomm. A decisão é a primeira em território norte-americano desde o começo do imbróglio entre as duas companhias em 2017 sobre quanto a Apple deve pagar por usar as tecnologias celulares da Qualcomm.

Em nota enviada à imprensa norte-americana, a Apple disse que “estava desapontada com a decisão”. A empresa considera ainda que as reclamações por patente são uma forma de a Qualcomm “desviar a atenção de problemas maiores”.

Por sua vez, a fabricante dos chips Snapdragon lembra que tecnologias da Qualcomm e de outras fornecedoras foram o que possibilitou a Apple a entrar no mercado mobile e que este caso representa apenas uma “pequena fração” do portfólio da Qualcomm de dezenas de milhares de patentes.

Vale lembrar, há outras disputas entre as duas empresas a serem definidas na Justiça da Alemanha, China e Estados Unidos.