A Microsoft não deve chegar a 1 bilhão de dispositivos com o sistema operacional Windows 10 até 2018, e a culpa é exclusivamente ligada ao fraco desempenho de seus smartphones no mercado global. Em resposta ao site norte-americano Cnet, a Microsoft informou que previsão apresentada durante o lançamento do OS, um ano atrás, deve ser alcançada após o ano fiscal de 2018, devido à mudança no modelo de negócios para dispositivos móveis.

A alteração da divisão móvel da Microsoft realizada em julho de 2015 trouxe uma redução de seu portfólio para apenas handsets da gama mais alta de preço, demissão de 9.650 mil funcionários entre 2015 e 2016 e o reconhecimento de um prejuízo de US$ 7,6 bilhões com a compra da divisão móvel Nokia. No Brasil, o impacto da reestruturação da divisão móvel da Microsoft resultou na venda de sua fábrica em Manaus para a Flextronics.

A previsão original foi feita durante a Build 2015, conferência para desenvolvedores da companhia, pelo chefe da divisão Microsoft Windows e dispositivos, Terry Myerson. O crescimento do OS era esperado por meio tablets Surface, smartphones, PCs e pelo console Xbox One.  No entanto, a estratégia da companhia liderada pelo CEO Satya Nadella mudou com a redução da empresa no mercado de celulares. Atualmente, 350 milhões de dispositivos usam o Windows 10 mensalmente.