A Movile apresentou nesta quinta-feira, 15, a sua iniciativa social para fomentar projetos de tecnologia, a Fundação 1Bi. A iniciativa demorou 18 meses para ficar pronta e possui bots para ensino via WhatsApp, treinamentos e parcerias com instituições, workshops e treinamento de jovens.

Em bots, a Fundação terá três soluções:

– AprendiZap ENEM, um robô conversacional para ajudar o jovem brasileiro a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio, com informações de português, línguas estrangeiras, matemática, ciências humanas, ciências da natureza, redação e até dicas de como se organizar para a prova;

– AprendiZap Educação, uma solução para ajudar o professor a usar tecnologia em sala de aula. Este bot tem dicas de ferramentas para inovar na sala de aula, uso de mídia, tecnologia para organizar a rotina, acompanhar desenvolvimento do professor, exemplos de inovação em educação e atualidade da área;

– AprendiZap Competências, uma ferramenta para ensino de funções sócio-emocionais, como autoconhecimento, liderança, resolução de problemas e empatia. Este bot é o único que estava em teste aberto, em uma prova que impactou mais de 13 mil pessoas desde março deste ano e teve 88% de aprovação dos seus usuários.

Os três bots do AprendiZap têm inteligência artificial e são gratuitos. Foram desenvolvidos por voluntários da Wavy, junto de organizações como Descomplique, Embaixadores da Educação e Fundação Estudar. Ao todo, dez pessoas foram envolvidas no projeto, sendo sete do braço de mensageria do grupo Movile. Para usar as soluções, a pessoa deve fazer cadastro no site, receber o código de cadastro para uso no WhatsApp e passar a interagir com o app.

“O intuito deste lançamento é validar os três robôs. Inicialmente, os bots são direcionados para jovens e professores, mas eles podem ser usados por outros públicos (como pessoas que querem mudar de carreira ou aprimorar-se)”, disse Matheus Fonseca, analista de emprego de marca da Movile. “Vamos divulgar os bots por meio de canais da Fundação 1Bi, além dos canais com as organizações parceiras e secretarias de educação, escolas e outras entidades que temos relacionamento”.

Fomento à tecnologia

Além dos bots, a Fundação 1Bi da Movile tem o Potencialize e o Tech For Good, duas soluções de fomento à tecnologia. Usando a experiência de marketplace da empresa, o Potencialize já existe e funciona como um marketplace que faz a relação entre 61 ONGs que precisam de apoio e voluntários da Movile que podem doar um mês de apoio às instituições. Ao todo 300 mil pessoas já foram impactadas indiretamente por esta plataforma.

Por sua vez, o Tech for Good é um programa voltado à promoção de tecnologia com intuito de gerar impacto social. Nesta ação, a 1Bi fará ações como cursos de capacitação, cursos de programação, hackathons e dará bolsas de estudo para estudantes do ensino médio e fundamental.

Criado por meio de doações de pessoas físicas, a Fundação 1 Bi conta com o apoio de 190 pessoas do Grupo Movile que doam seu tempo parcialmente. Até o março de 2020, o objetivo do grupo é impactar mais de 100 mil pessoas com suas ações diretamente.