5G

Ilustração: Cecilia Marins

As cidades de Curitiba, Goiânia e Salvador recebem, a partir de terça-feira, 16, cobertura 5G Standalone da Claro, com a liberação de uso do espectro pela Anatel e Gaispi. Nas capitais, a frequência utilizada será a de 3,5 GHz.

Inicialmente, serão contempladas regiões de alto tráfego de dados e maior concentração de aparelhos aptos para utilização do 5G. Qualquer cliente da Claro com smartphone compatível poderá usufruir da rede, sem necessidade de alteração no contrato, mudança de plano ou de chip, desde que esteja dentro da área de cobertura.

A expectativa é que uma velocidade entre 600 Mbps e 800 Mbps possa ser alcançada, chegando até 1 Gbps. A operadora possui atualmente 2,6 milhões de dispositivos compatíveis em operação na sua rede, aqui no Brasil. Cerca de 70% dos aparelhos vendidos pela TIM atualmente conseguem utilizar o 5G.

Em Curitiba, inicialmente, o sinal estará presente nos seguintes bairros: Água Verde, Batel, Bigorrilho, Centro, Jardim Botânico e Portão.

Em Goiânia, será em quatro das sete regiões da capital – Centro, Norte, Sul e Oeste –, englobando parte dos setores: Sul, Jardim Goiás, Bueno, Nova Vila, Pedro Ludovico, Oeste, Bela Vista, Marista, Residencial Recanto dos Buritis, Nova Suíça e Sudoeste.

Em Salvador, o sinal será transmitido nos bairros: Barra, Caminho das Árvores, Campo Grande, Candeal, Canela, Chame-Chame, Federação, Graça, Horto Florestal, Itaigara, Jardim Apipema, Ondina, Parque Bela Vista, Pituba e Politeama.