5G

Ilustração: Cecília Marins

As próximas capitais a terem a faixa de 3,5 GHz liberada para uso do 5G serão Rio de Janeiro, Florianópolis, Palmas e Vitória. Nelas, as redes deverão ser ligadas até o fim de setembro. Antes disso, na terça-feira da semana que vem, dia 16, as redes 5G serão ligadas em Curitiba, Goiânia e Salvador. As informações foram compartilhadas pelo Gaispi, órgão que responsável pela liberação da faixa de frequência.

Para outras 15 capitais restantes, o Gaispi solicitou uma prorrogação de 60 dias no prazo para liberação do 5G. O pedido se deve ao risco de atraso na chegada de filtros para a mitigação da interferência entre o 5G e estações de satélite. Para essas 15 cidades, a frequência de 3,5 GHz deverá ser liberada até o final de outubro e as redes 5G ligadas até o final de novembro. Contudo, pode ser que uma ou outra capital seja autorizada antes, dependendo do andamento dos trabalhados do Siga Antenado na instalação dos filtros, comentou o conselheiro da Anatel e presidente do Gaispi, Moisés Moreira. Cabe ao conselho de administração da agência reguladora aprovar o adiamento do prazo.

As 15 capitais cujo prazo deverá ser prorrogado são: Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió, Teresina, São Luís, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Boa Vista, Manaus e Belém. 

Curitiba, Goiânia e Salvador

Em Curitiba, o 5G será iniciado com 316 antenas, 4,4 vezes mais do que o mínimo exigido de 72. Essas 316 representam cerca de 28% do total de 1.103 ERBs existentes na capital paranaense.

Em Salvador, o 5G começará com 193 antenas, quase o dobro das 108 exigidas para o lançamento, e cerca de 15% do total de 1.137 ERBs da cidade.

Por fim, Goiânia já conta com 100 ERBs 5G instaladas, também quase o dobro do mínimo de 57 ERBs, e cerca de 10% do total de 941 antenas da capital goiana.