[Matéria atualizada em 15/8/25, às 13h27, para inserir o valor do investimento da ABDI no projeto Rio.IA] A prefeitura do Rio de Janeiro firmou uma série de parcerias para avançar com o projeto de implementação de infraestrutura para inteligência artificial na cidade. Na última quinta-feira, 14, assinou um memorando de entendimento com a NVIDIA para a instalação de um supercomputador no Porto Maravalley. Foi lançado também o programa Rio.IA – hub carioca de inteligência artificial, em parceria com a PUC-Rio e a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial). E, por fim, Eduardo Paes assinou outro MoU com a Oracle e a Elea Data Centers para impulsionar o projeto Rio AI City.

NVIDIA

A multinacional norte-americana NVIDIA vai instalar um supercomputador no Porto Maravalley para o desenvolvimento de uma IA com identidade carioca. A parceria é voltada para atender universidades, centros de pesquisa, laboratórios e também empresas que queiram desenvolver soluções inteligentes para a cidade.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, tem a meta de transformar o Rio de Janeiro “em um dos dez polos de IA mais importantes do mundo até 2032”, disse em post no Instagram.

Programa Rio.AI

Já a parceria entre a ABDI, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e a prefeitura do Rio, batizada como Rio.AI, pretende buscar soluções de inteligência artificial para a Nova Indústria Brasil, programa do governo federal e tornar a cidade como uma provedora de IA para o setor.

O Rio.IA será um centro de referência, um espaço físico e uma rede de colaboração para o desenvolvimento de empresas, startups e soluções tecnológicas. Caberá à ABDI identificar desafios e obstáculos da indústria a serem superados com o uso de IA. E o espaço oferecerá infraestrutura, mentoria, e serviços para empresas e startups que queiram encontrar as soluções. A agência investiu R$ 2 milhões no projeto. Segundo a ABDI, a operação do hub terá início ainda em 2025, com expectativa de gerar modelos replicáveis em outras regiões.

A ABDI financiará o projeto por meio de convênio com a PUC-Rio, que ficará responsável por sua execução e terá apoio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI).

Prefeitura do Rio, Oracle Brasil e Elea Data Centers

O outro memorando de entendimento assinado por Paes visa impulsionar o Rio AI City, localizado na Barra da Tijuca. O acordo envolve Oracle, Elea Data Centers e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico para transformar o espaço em um dos dez maiores hubs de data centers do mundo para treinamento de inteligência artificial.

A Oracle disponibilizará tecnologia de ponta em IA e infraestrutura para data centers.

A previsão é instalar um hub de, inicialmente, 1,8 GW até 2027 e que passará a 3,2 GW até 2032, com energia renovável.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!