O Santander (Android, iOS) pretende chegar a 30 mil funcionários usando o ChatGPT Enterprise até o final de 2025, o equivalente a 15% de sua força de trabalho global. De acordo com o banco, 15 mil colaboradores já usaram a tecnologia nos últimos dois meses na Europa e nas Américas.
Outros dados do banco com a tecnologia:
- 6 mil desenvolvedores já usam a inteligência artificial e tiveram aumento de produtividade em até 30% em algumas tarefas;
- Os copilotos de IA suportam mais de 40% das interações do banco;
- A ferramenta de análise de fala (speech analytics) processa 10 milhões de chamadas por ano na Espanha
O avanço faz parte de uma estratégia para tornar a instituição guiada em inteligência artificial (AI-Driven, no original em inglês) e conta com um acordo firmado com a OpenAI. Essa estratégia está dividida em três pilares:
- Uso da IA na área de negócios, como marketing, atendimento e operações;
- A IA presente nas plataformas globais;
- Usar o ecossistema de IA para avançar, o que inclui parcerias com Microsoft, Amazon e startups.
De acordo com o banco, 200 milhões de euros foram investidos em IA no ano de 2024. O Mobile Time questionou quanto foi investido neste acordo com a OpenAI, mas a companhia respondeu que não abre essa informação.
Em 2026, o Santander implementará uma formação obrigatória de IA aos seus colaboradores.