Aos poucos, o brasileiro está descobrindo que pode substituir o cartão de plástico pelo seu smartphone. O Banco do Brasil foi pioneiro no País com o lançamento no ano passado do app Ourocard, que permite pagamentos por aproximação usando a tecnologia NFC (Near Field Communicatons) com aparelhos Android. A iniciativa, que até então estava restrita a um teste beta, será aberta definitivamente ao grande público esta semana. Junto com o lançamento oficial do aplicativo, o Banco do Brasil fará uma campanha em mídia de massa, incluindo TV, para divulgar a novidade.

Com isso, Banco do Brasil se junta à Samsung e seu Samsung Pay como um dos grandes promotores de pagamentos por aproximação no Brasil. A fabricante sul-coreana também fez uma grande campanha em mídia de massa para divulgar seu serviço de pagamento móvel este ano. Essas iniciativas são fundamentais para a educação do mercado brasileiro. Uma das principais barreiras enfrentadas por quem experimenta pagamento por NFC no País ainda é a resistência dos lojistas: a maioria desconhece a tecnologia e não sabe como operar as máquinas de cartão para esse tipo de pagamento.

Transferência por QR code

Outra novidade do Banco do Brasil esta semana é a inclusão da funcionalidade "pagar e receber", dentro de uma atualização do aplicativo principal da instituição financeira. Trata-se da possibilidade de se realizar uma transferência entre correntistas do banco por meio de QR code ou de link compartilhado por plataformas de mensagem, como WhatsApp. Basta gerar um QR code ou um link e enviá-lo para quem deve realizar a transferência. Ao escanear o código ou clicar no link, abre-se uma tela do Banco do Brasil para a conclusão da transferência, que requer a digitação da senha. A operação dispensa a digitação dos números da conta e da agência do destinatário.

Start-ups

O Banco do Brasil, a Visa e a BB Seguridade estão patrocinado uma edição do Startup Weekend que promoverá um hackathon para fintechs no próximo fim de semana, em Brasília. O objetivo do banco é incentivar soluções inovadoraas em finanças e, eventualmente, fechar parcerias comerciais com seus criadores. Não há intenção de se realizar um investimento direto em start-ups. "Mas se surgirem soluções interessantes podemos fazer algum acordo comercial ou avaliar o desenvolvimento interno", diz Marco Mastroeni, diretor de negócios digitais do Banco do Brasil.

Forum Mobile+

Mastroeni participará também de um painel sobre mobile banking no 9º Forum Mobile+. O seminário acontecerá nos dias 4 e 5 de outubro, no auditório do WTC, em São Paulo. Seu primeiro dia será dedicado a comércio móvel e o segundo, a serviços financeiros móveis. Entre os palestrantes estão confirmados executivos de empresas como Oi, Vivo, McDonald´s, Ipiranga, RIOgaleão, Koni Store, GuiaBolso, Banco Neon, Gemalto, dentre outros. O seminário é organizado pela Converge Comunicações. A grade atualizada e mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.forummobile.com.br.