A Organização das Nações Unidas (ONU) espera entregar ainda este ano um relatório preliminar sobre riscos e mitigações da inteligência artificial, além de oportunidades e governança. A informação foi compartilhada pelo perfil no Linkedin do Escritório do Enviado do Secretário-Geral para Tecnologia, Amandeep Singh Gill, nesta sexta-feira, 15.

O relatório da ONU está sendo elaborado por um painel consultivo sobre IA (AI Advisory Body, no original em inglês) com 38 especialistas de governos, academia, sociedade civil e empresas.

Lançado no último dia 26 de outubro, o grupo é copresidido por Carmen Artigas, secretária de estado para digitalização e inteligência artificial da Espanha, e por James Manyika, vice-presidente sênior e presidente de pesquisa, tecnologia e sociedade da Alphabet. O grupo se reuniu nos dias 7 e 8 de dezembro na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, EUA. A próxima reunião do painel será na segunda-feira, 18.

O Brasil é representado no AI Advisory Body pela secretária de estado para direitos digitais do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Estela Aranha. Também faz parte do grupo a CTO da OpenAI, Mira Murati, que assumiu o comando da empresa no imbróglio da saída e retorno de Sam Altman como CEO.

A ONU ainda espera publicar um documento mais extenso com ampla colaboração no Summit of Future, um evento que acontece em setembro de 2024 e debaterá temas importantes para o futuro da humanidade, como o Acordo de Paris, a Declaração Universal de Direitos Humanos e a Agenda 2030.