Alexander Stubb , VP do EIB; e Markus Villig, cofundador do app Bolt

O European Investiment Bank (EIB), uma espécie de BNDES da União Europeia, anunciou investimento de 50 milhões de euros no rival europeu da Uber, o app Bolt (Android, iOS). Por meio do seu fundo estratégico EFSI, o banco de fomento aportou o montante para o app estoniano investir na expansão e melhoria do serviço de corridas particulares e personalização de serviços móveis e de entrega de comida.

De acordo com o vice-presidente do EIB, Alexander Stubb, Bolt (antiga Taxify) é um bom exemplo de inovação e tecnologia. Por sua vez, o cofundador do app, Markus Villig, afirmou que o investimento ajudará a crescer mais rapidamente para alcançar mais pessoas no continente europeu.

Por ser um banco guiado pelos líderes da UE e suas políticas, o investimento pode ser visto como uma forma de apoio à competição no segmento de aplicativos de transporte. A companhia norte-americana vem enfrentando resistência no continente europeu. Um exemplo recente foi com a cidade de Londres, onde o legislador não aceitou a licença para sua atuação.

Com serviços de micromobilidade, delivery e corridas particulares, a Bolt tem atualmente 30 milhões de usuários em 35 países e mais de 150 cidades da Europa, Ásia, África e América do Norte.