Ilustração: La Mandarina Dibujos/Mobile Time

A 99 (Android, iOS) anunciou nesta segunda-feira, 16, que está fazendo o cadastro de motociclistas para corridas individuais com passageiros nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com a companhia, o 99 Moto opera em outros 3 mil municípios brasileiros com mais de 1,3 milhão de usuários.

A nova opção de corrida para as duas cidades chega na esteira de outro serviço com motos que a 99 anunciou no começo deste ano, o 99 EntregaMoto, que promete delivery para pequenas, médias e grandes empresas.

Importante dizer, os novos serviços surgem após a confirmação de que o delivery de comida, 99Food, encerrou suas atividades no último dia 5 de janeiro.

Debate municipal

A rival Uber lançou recentemente um serviço similar nas duas maiores cidades do País. Prontamente, as prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro pediram o bloqueio do serviço, assim como o sindicato da categoria, SindimotoSP.

A prefeitura paulistana e o sindicato alegam que falta uma regulação do serviço de mototáxi via apps, inclusive lançou um grupo de trabalho para avaliar seu uso. E a prefeitura carioca lembrou que existe um decreto que regula o modal, mas precisa de atualização para complementar a lei existente.

Mesmo assim, o Uber Moto continua ativo nas duas capitais.