Prefeito Ricardo Nunes (MDB) durante lançamento de projeto social nesta sexta-feira, 27 (Crédito: SECOM/Prefeitura SP)

Com a Uber mantendo ativo o seu serviço de mototáxi na cidade de São Paulo mesmo após proibição municipal e a 99 confirmando nesta sexta-feira, 27, que manterá o lançamento do 99 Moto para o próximo dia 31 de janeiro, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) subiu o tom.

Em resposta a Mobile Time nesta sexta-feira, a administração municipal afirmou ter notificado as duas empresas sobre a suspensão do serviço com motocicletas via Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV). E caso qualquer companhia ofereça o serviço de transporte de passageiros por motocicleta na capital, seja por mototáxi ou aplicativo, “estará sujeita a sanções administrativas por parte do órgão como multa e até o descredenciamento” para atuar na cidade.

“Como é de conhecimento público, a Prefeitura de São Paulo suspendeu, temporariamente, a utilização de motocicletas para o transporte remunerado de passageiros por aplicativos. A determinação consta do decreto do prefeito Ricardo Nunes, publicado no dia 7 de janeiro no Diário Oficial”, completou.

Após o decreto suspender o modal, um Grupo de Trabalho foi formado no CMUV para discutir sobre como a atividade pode ser oferecida na capital paulista, isso inclui avaliação dos impactos no trânsito, saúde e finanças da cidade. Vale dizer que o programa de metas almeja chegar em 2024 com a média anual de 4,5 mortes por 100 mil habitantes por acidente no trânsito, que terminou 2022 com média de 6,5.

“Os representantes vão analisar o serviço, que, ainda depende de regulamentação municipal, com base em estudos e dados”, informou a prefeitura.