Serviço está presente em mais de 170 cidades brasileiras atualmente (crédito: divulgação)

A Uber (Android, iOS) suspendeu o serviço Uber Moto, de transporte de passageiros em motocicletas, na cidade de São Paulo, nesta segunda-feira, 30. De acordo com a companhia, houve um acordo com a prefeitura para que isso fosse feito. A 99 também informou que não lançará seu serviço semelhante, o 99Moto, que estava programado para chegar à capital na próxima terça-feira, 31.

“Entendemos que a prefeitura da cidade ainda necessita de estudos mais aprofundados, que vêm sendo conduzidos por meio de um grupo de trabalho técnico, que já conta com a participação da Uber”, informou a empresa, em nota a este noticiário. Ainda assim, a plataforma salientou que a legislação federal permite o serviço. “Continuamos trabalhando diretamente com o executivo municipal, à procura de alternativas eficientes e inovadoras para a locomoção das pessoas que circulam na cidade”, disse.

O serviço foi introduzido na capital no dia 5 de janeiro de 2023. A decisão de suspendê-lo ocorre 23 dias após a publicação de um decreto, no Diário Oficial da União, determinando a proibição desse tipo de atividade na cidade de São Paulo, em 7 de janeiro. No dia 10 deste mesmo mês, a prefeitura oficializou a criação de um grupo de trabalho para discutir a regulamentação municipal do serviço.

De acordo com a plataforma, a ativação do serviço, em janeiro, se tratava de um projeto piloto, mesmo que ela não tenha divulgado dessa forma, na época do lançamento. Nesta etapa inicial, foi avaliada a viabilidade do Uber Moto na cidade de São Paulo. A companhia informou que, em pouco mais de 20 dias de operação, nenhum acidente decorrente do serviço foi registrado.

 “Começamos a testar o produto em áreas mais afastadas do Centro, em horários específicos e onde a oferta de alternativas de mobilidade em duas rodas já é uma realidade por conta dos desafios logísticos e da alta densidade populacional. Testamos o Uber Moto em lugares onde o acesso a um transporte eficiente, seguro e de qualidade ainda encontra barreiras”, explicou.

99

99 (Android, iOS) se planejava para lançar seu serviço de transporte de passageiros por moto na cidade de São Paulo na próxima terça-feira. No entanto, a plataforma informou, por meio de comunicado nesta segunda-feira, a decisão de não ativar o 99Moto na capital neste momento. Representantes da empresa também fazem parte do grupo de trabalho do município para discutir a regulamentação do serviço.

“A 99 reafirma que a modalidade de transporte individual privado por motocicletas e sua intermediação por aplicativos são atividades legais, de acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana. E que os limites da regulamentação do transporte de passageiros são definidos exclusivamente na esfera federal. A 99 reforça que atenderá ao pedido da prefeitura por mais dados para que possa demonstrar a importância do serviço para a população, especialmente nas periferias da cidade”, disse, em nota.

Prefeitura

Em nota, a prefeitura de São Paulo informou, nesta segunda-feira, que a decisão da Uber de suspender o Uber Moto foi tomada após pedido do prefeito Ricardo Nunes aos representantes da empresa, “em razão da preocupação envolvendo a segurança e a saúde da população de São Paulo no viário urbano”.

“A segurança dos motociclistas, a redução no número de sinistro fatais no trânsito e o impacto no sistema público de saúde são preocupações do prefeito Ricardo Nunes”, disse a prefeitura, que tem como objetivo reduzir o número de casos fatais no trânsito paulistano, de 6,56, em dezembro de 2020, para 4,5, em 2024, a cada 100 mil habitantes (Colaborou Henrique Medeiros).