Assim como um sinal de trânsito, que usa uma linguagem simples de luzes vermelha, amarela e verde, um aplicativo em desenvolvimento pela UnB (Universidade de Brasília), em parceria com o Ministério da Justiça, mostrará a mesma sinalização – só que para a qualidade da Internet.

Com o objetivo de ajudar no monitoramento do mercado de telecom no Brasil, o app deverá contribuir para melhorar a interface entre consumidores e empresas, apontando onde está o problema de sinal e possíveis soluções. “Trata-se de um instrumento para medir a qualidade das redes sem foco punitivo. É para monitorar mesmo, e sabermos quais são as regiões com mais problemas e que tipos de problemas existem”, afirmou ao Mobile Time Frederico Moesch, coordenador geral de estudos e monitoramento de mercado da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça. Segundo ele, o setor de telecom está entre os campeões de reclamações de consumidores. E a qualidade do sinal de Internet é uma das situações mais registradas.

De acordo com Ugo Silva Dias, professor do departamento de engenharia elétrica da UNB e gestor do projeto, as empresas poderão informar no aplicativo possíveis problemas na rede como rompimentos de fibra, tempestades, queda de raios etc. Ou ainda mostrar ao consumidor que muitas vezes o problema é no aparelho de celular, e não na rede. “A visualização do aplicativo foi toda pensada para a experiência do consumidor, de forma simples, não técnica, para que ele possa ter acesso onde estão os melhores sinais e assim escolha sua operadora: ele vai visualizar um mapa de cobertura de onde ele está, e vai ver como estão os sinais da sua operadora e das outras”, explica Silva Dias.

Os sistemas para o aplicativo entrar em funcionamento, no entanto, precisam ser atualizados, o que demanda recursos. Segundo Moesch, não há como assegurar quando o app será lançado.