A 99Food recomeçou a sua operação de delivery por Goiânia nesta segunda-feira, 16. De acordo com a companhia da 99 (Android, iOS), a ideia é oferecer ao público local o serviço de entrega de comida mais barato, com taxas de comissão zeradas, assim como a mensalidade para os comerciantes por dois anos.

Com essa estratégia, e se apoiando no app de mobilidade urbana, a companhia espera que bares e restaurantes lucrem até 20% mais por pedido recebido e atinjam uma base de 400 mil comércios que não estão atualmente nas plataformas de delivery.

Para os entregadores, 99Food garante um pagamento de R$ 250 por dia para o profissional que completar 20 corridas, sendo cinco delas de comida. Aos consumidores, a empresa começa oferecendo descontos de R$ 99 para os primeiros pedidos.

Procurada por Mobile Time para entender como é a operação em Goiânia, em quais regiões, quantos restaurantes e entregadores têm, a companhia informou que não poderia informar os números iniciais, pois são “dados confidenciais” e refletem a “estratégia do negócio”. Em complemento, a 99Food informou que “milhares de parceiros e consumidores já aderiram à 99Food, que está oferecendo descontos, entregas grátis promocionais e cupons de até R$ 99 em pedidos no app”.

99Food: seu histórico e análise de mercado

O 99Food foi lançado em novembro de 2019 e permaneceu no mercado por cerca de três anos, sendo encerrado em janeiro de 2023. Ao longo desse período, funcionou como um app separado em Android e iOS, mas os pedidos também podiam ser feitos dentro do app da 99.

Agora, nesse relançamento, o serviço estará disponível exclusivamente no app da 99, seguindo o conceito de superapp.

Vale dizer que a empresa está presente em 3,3 mil cidades e tem 55 milhões de usuários cadastrados. Em seu retorno, o 99Food deve destinar R$ 50 milhões em investimentos para os próximos cinco anos.

De acordo com dados da mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre pagamentos móveis e comércio móvel, 89% dos brasileiros com smartphone já pediram refeição via app e 80% destes haviam feito pelo menos um pedido nos últimos 30 dias.

O iFood foi apontado por 81% dos respondentes como o app que mais usam para delivery de comida, seguido pelo WhatsApp, citado por 4%. Outros apps somavam 15%.

A concentração do mercado de entregas em um app dificulta a chegada de novos entrantes. O Uber Eats é um dos exemplos de competidores que não conseguiram se firmar no país. No seu caso, a operação nacional foi encerrada em 2022.

Imagem principal:  99Food (Crédito: divulgação)

 

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