Desde 2014, Mobile Time produz pesquisas e levantamentos de mercado sobre tecnologia móvel, sempre publicados na forma de relatórios digitais com download gratuito para o público.
As pesquisas sobre o comportamento de tecnologias digitais pelo brasileiro são feitas em parceria com a Opinion Box. Elas têm validade estatística – sua amostra de respondentes respeita a proporção por gênero, faixa etária, renda familiar mensal e distribuição geográfica da população brasileira.
A partir de 2026, as pesquisas com a Opinion Box são agrupadas em dois grandes relatórios. Super Panorama Mobile Time/Opinion Box – Apps, mensageria, IA generativa será publicado em junho. E Super Panorama Mobile Time/Opinion Box – m-commerce, m-payment, autenticação digital, handsets será publicado em dezembro.
Por sua vez, os levantamentos de mercado partem da coleta de dados junto a empresas. São feitos dois por ano: Mapa de Redes Celulares Privativas no Brasil e Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, previstos para julho e outubro, respectivamente.
Quer expor sua marca com uma página de anúncio em nossos relatórios?
Quer ter acesso às tabelas com os resultados brutos?
Quer encomendar uma nova pesquisa?
Fale com a nossa diretora comercial: [email protected]
Pagamentos móveis e Comércio Móvel no Brasil - Dezembro de 2025
- Monitoramento da preferência do brasileiro entre canais de compra (smartphone, computador ou loja física) por categoria de produto
- Monitoramento do segmento de apps de corrida de moto
- Monitoramento da preferência do brasileiro entre meios de pagamento presencial
- Monitoramento do mercado de empréstimos pelo celular
- Monitoramento do mercado de seguros pelo celular
- Monitoramento de pagamento por QR code
- Monitoramento de pagamento por aproximação
- Monitoramento da proporção de brasileiros que já compraram alguma mercadoria através do smartphone e proporção de MAUs de m-commerce
- Monitoramento de chat commerce (comércio conversacional)
- Ranking dos apps mais usados para a compra de mercadorias
- Monitoramento do segmento de apps de chamada de corrida de táxi/carro particular
- Monitoramento do segmento de apps de delivery de comida
- Monitoramento do segmento de apps de compra de ingressos
- Monitoramento do segmento de apps de reserva de hospedagem
Base: 2.309 entrevistados
A homescreen do smartphone brasileiro ao longo dos anos
Neste gráfico, apresentamos os 20 apps com maior presença na tela principal (homescreen) do smartphone brasileiro no período entre 2015 e 2025, de acordo com os relatórios da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil.
Em todas as edições, a pergunta foi sempre a mesma: 'Liste quais apps que você baixou aparecem na tela principal do seu smartphone hoje. Considere como tela principal aquela que aparece logo depois de ligar o smartphone.'
Todas as edições da pesquisa têm validade estatística com abrangência nacional, com amostras girando em torno de 2 mil respondentes.
Os apps estão organizados por ano, e em ordem decrescente, a partir do canto esquerdo superior no gráfico. O percentual de cada aplicativo corresponde à proporção de smartphones brasileiros que têm esse app na sua tela principal.
Foram desconsiderados:
. Apps que costumam vir embarcados nos smartphones (ex: Google Play, App Store, Galeria, Câmera etc);
. Apps genéricos (Relógio, Calculadora, Agenda, Bíblia etc);
. HeapUp, app usado nas pesquisas da Opinion Box;
. Livelo, programa de fidelidade que tem parceria com a Opinion Box
. Google, por ser acessível de diferentes formas dentro de smartphones Android
Instruções:
1- Selecione o ano que deseja consultar, logo abaixo do título do gráfico
2- Para ver o percentual de presença na homescreen de cada aplicativo, passe o mouse por cima de cada ícone (ou toque nele, se estiver acessando de um celular)
Histórico de edições
Histórico de edições
Histórico de edições
Histórico de edições
Histórico de edições
Histórico de edições
Panorama Mobile Time/Opinion Box na imprensa:
Fernando Paiva é fundador e editor do site de notícias Mobile Time, além de organizador dos eventos Tela Viva Móvel, Forum Mobile+ e Bots Experience Day. Nas pesquisas Panorama, é responsável pela elaboração dos questionários, análise dos dados e redação dos relatórios.
Felipe Schepers é co-fundador e COO da Opinion Box. Nas pesquisas Panorama, revisa os questionários, coordena a sua aplicação junto ao painel de respondentes, verifica os resultados e revisa os relatórios.
Mobile Time é uma plataforma de conteúdo sobre a indústria móvel, composta por três frentes de atuação: jornalismo, pesquisas e eventos. Sua equipe de jornalistas especializados produz notícias, análises e relatórios sobre o mercado de tecnologia diariamente em www.mobiletime.com.br



