O iFood (AndroidiOS) anunciou nesta segunda-feira, 16, a chegada da sua máquina de pagamento (POS), a Maquinona, um equipamento que faz parte do ecossistema da fintech para restaurantes, o iFood Pago.

Combinando CRM e campanhas de marketing com o POS, a Maquinona foi lançada inicialmente em Goiânia e tem como diferencial não ter taxas de adesão ou custos adicionais ao consumidor. De acordo com a companhia, a expectativa é ter 300 restaurantes com o equipamento até o final do ano, e com isso totalizar 4 mil no Brasil.

Atualmente no estado de SP, a máquina de pagamento está em 800 restaurantes e teve mais de 550 mil clientes que tiveram acesso a benefícios, como cashback, cartão fidelidade e cupons, responsáveis por 25% das transações desde seu lançamento em 2024.

Nos restaurantes, o equipamento colaborou para um aumento de até 40% das vendas e taxa de retorno 2,5 vezes superior para usuários participantes das campanhas. E movimentou R$ 425 milhões em volume pago (TPV), sendo R$ 115 milhões nos últimos 30 dias. A expectativa é chegar a R$ 1 bilhão no TPV em março de 2026.

Por sua vez, o iFood Pago tem 3 mil contas ativas em Goiás, ou seja, 37,5% das 8 mil contas cadastradas. Também já concedeu mais R$ 20 milhões em crédito para restaurantes de Goiânia desde 2021. No Brasil, a fintech acumula R$ 2 bilhões de crédito concedido e 175 mil contas ativas.

Delivery do iFood em Goiás

Na operação de entrega de comidas para restaurantes e bares goianos, o iFood informou que cresceu 14% em pedidos entre janeiro e maio de 2024, ante o mesmo período no ano anterior. O número de clientes aumentou 11% e o de novos restaurantes, 64%, entre dezembro de 2024 e junho de 2025.

Os tipos de comidas mais pedidas são: hambúrgueres; pizzas; açaí; cortes bovinos; cortes de aves.

Os anúncios do iFood em Goiás coincidem com o fato de a rival 99Food começou a sua operação na capital goiana nesta segunda-feira, 16. Paralelamente às informações, a Mobile Time notou que uma série de ativações com influenciadores digitais de Goiânia começaram a promover o iFood, como Fernanda Cintra e Patrícia Bogacki em suas páginas no Instagram.

De acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre pagamentos móveis e comércio móvel, 89% dos brasileiros com smartphone já pediram refeição via app e 80% destes haviam feito pelo menos um pedido nos últimos 30 dias.

O iFood foi apontado por 81% dos respondentes como o app que mais usam para delivery de comida, seguido pelo WhatsApp, citado por 4%. Outros apps somavam 15%.

A concentração do mercado de entregas em um app dificulta a chegada de novos entrantes. O Uber Eats é um dos exemplos de competidores que não conseguiram se firmar no país. No seu caso, a operação nacional foi encerrada em 2022.

 

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