e-títuloO aplicativo e-Título (Android iOS), lançado pelo TSE para substituir o título eleitoral impresso, sofreu instabilidade no domingo, 15, dia das eleições municipais em todo o País. Muitos eleitores que tentaram usar o aplicativo para checar informações básicas, como local de votação, seção e zona eleitoral, ou mesmo para justificar ausência, não conseguiram e tiveram que recorrer a outros métodos.

Foi o caso da psicóloga Daniela Azeredo, 39 anos. Carioca radicada em São Paulo, ela quis usar o e-Título para justificar que estava longe de seu domicílio eleitoral. Após inúmeras tentativas, sem sucesso, em variados horários do dia, ela desistiu e foi pessoalmente a uma seção de votação fazer a justificativa. “As páginas ficavam muito tempo carregando e no final davam erro. Meu marido também tentou, e nada. É uma pena, pois, se funcionasse, teria evitado que muita gente saísse de casa”, contou, ao Mobile Time.

O presidente do TSE, ministro Luis Roberto Barroso, admitiu a instabilidade do aplicativo e atribuiu o problema ao alto número de downloads ao mesmo tempo. Ele lembrou que, em 24 horas, mais de 3 milhões de pessoas baixaram o app, de um total de 13 milhões de downloads. “A principal funcionalidade do e-Título é a identificação do eleitor na seção eleitoral. Nesta função específica, não temos tido problemas. No entanto, o aplicativo possui outras funcionalidades, entre elas a consulta do local de votação e a justificativa, para aqueles que estão fora de sua cidade. Nessas funções, e devido à quantidade excessiva de acessos, o aplicativo realmente apresentou instabilidade”, disse, em entrevista coletiva no domingo, às 16h20. O ministro Barroso afirmou ainda que, devido ao ataque recente ao site do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE reforçou a proteção de seus sistemas e adotou a estratégia de desligar e tirar da rede um dos seus servidores, fazendo o backup dos sistemas. “Por isso, o outro em atividade acabou sobrecarregado, e afetou o e-Título”, explicou.

O ministro tranquilizou os eleitores que precisam justificar o voto, lembrando que o prazo é de 60 dias depois do pleito e que, para isso, basta entrar no Portal da Justiça Eleitoral e preencher o formulário específico. Até as 15h de domingo, 561 mil pessoas já haviam justificado suas ausências às seções eleitorais no primeiro turno.