A família S24, nova série de smartphones top de linha da Samsung apresentada nesta quarta-feira, 17, traz vários recursos de inteligência artificial, agrupados sob o nome de Galaxy AI. A maioria está relacionada a aplicações de comunicação e de fotografia. A novidade que mais chama a atenção é a sua capacidade de tradução de voz e texto em tempo real em 13 línguas, incluindo Português.

O aplicativo nativo de chamadas telefônicas no S24 vem com a funcionalidade “live translation” que funciona na prática como uma espécie de intérprete virtual em tempo real. Uma vez acionada, a ferramenta avisa o interlocutor de que aquela chamada vai ser traduzida em tempo real. A partir daí, tudo o que é dito pelo usuário e pelo seu interlocutor passa a ser traduzido em seguida pelo intérprete virtual. A tradução é feita nas duas línguas que estão sendo faladas. Ou seja, tudo o que o usuário fala em sua língua nativa é traduzido para a língua do interlocutor durante a chamada e vice-versa. As 13 línguas disponíveis são: alemão, chinês, coreano, espanhol, francês, hindi, inglês, italiano, japonês, polonês, português, tailandês e vietnamita. veja a demonstração no vídeo abaixo.

Também é possível usar essa capacidade de tradução em tempo real durante conversas ao vivo com uma ferramenta batizada de “Intérprete”. Neste caso, a tela é dividida meio a meio, para ser exibida entre duas pessoas que estão frente a frente. Tudo o que cada uma fala é traduzido em tempo real para a língua da outra e aparece também na forma de texto na tela, virado para a pessoa.

Além disso, no teclado nativo da Samsung foi adicionado o recurso “Chat Assist”, que permite traduzir o bate-papo por texto também em tempo real dentro do Google Messages e outros apps. Tudo o que é escrito na língua nativa aparece na conversa traduzida para uma língua escolhida, mas também é exibida na língua original, com uma fonte menor, logo abaixo.

Circle Search

Outra inovação da família S24 é a incorporação de um novo recurso de busca do Google chamado “Circle Search”. Ele permite realizar um busca sobre o conteúdo exibido por qualquer app a partir de um desenho direto na tela do smartphone. Ao segurar o botão “home”, a ferramenta é ligada. Em seguida, para delimitar a busca, o usuário pode fazer um círculo em torno do objeto, ou riscá-lo, ou tocá-lo rapidamente, ou sublinhá-lo (se for um texto, por exemplo). Feito isso, o Google realiza uma busca por aquela imagem ou texto e apresenta resultados em um pop-up por cima da tela do app que estiver aberto, fazendo com que não seja necessário trocar de aplicativo.

IA em fotografia

Há diversos novos recursos de IA relacionados a imagem no S24. Um motor batizado de “ProVisual” realiza uma série de aprimoramentos de maneira automática, identificando os objetos em cena e escolhendo a melhor combinação de câmeras para cada foto, por exemplo.

A IA generativa está presente. É possível gerar um novo fundo para uma imagem. O mais impressionante porém é a possibilidade de gerar vídeos em câmera lenta a partir de gravações feitas em velocidade normal: para isso, a IA generativa analisa o vídeo e cria os frames necessários entre os reais para produzir a sensação de câmera lenta. 

Vale destacar que todas as imagens editadas com IA generativa recebem uma marca d’água para que sejam identificadas como tal, e a informação é incluída nos metadados do arquivo.

Especificações, preços, disponibilidade e garantia

A pré-venda dos três modelos (S24, S24+ e S24 Ultra) já começou no Brasil, com preços variando de R$ 5.999 (S24 de 128 GB) até R$ 12.999 (S24 Ultra de 1 TB). As entregas começam em 24 de janeiro.

A Samsung prometeu garantir atualizações de segurança e de sistema operacional da família S24 por sete anos. Veja abaixo as principais especificações dos três modelos.

S24 UltraS24+S24
Tela6,8 polegadas6,7 polegadas6,2 polegadas
Memória RAM12 GB12 GB8 GB
Armazenamento256 GB, 512 GB ou 1 TB256 GB, 512 GB128 GB, 256 GB, 512 GB
Câmeras4 câmeras traseiras (10 MP, 12 MP, 50 MP e 200 MP) e 1 frontal (12 MP)3 câmeras traseiras (10 MP, 12 MP e 50 MP) e 1 câmera frontal (12 MP)3 câmeras traseiras (10 MP, 12 MP e 50 MP) e 1 câmera frontal (12 MP)
OSAndroid 14Android 14Android 14
Bateria5000 mAh4900 mAh4000 mAh
Conectividade5G, Wi-Fi 7, Wi-Fi Direct Bluetooth 5G, Wi-Fi 7, Wi-Fi Direct Bluetooth 5G, Wi-Fi 7, Wi-Fi Direct Bluetooth