A Qualcomm apresentou nesta segunda-feira, 26, uma série de novidades em inteligência artificial, em especial um hub com 75 modelos de IA pré-otimizados para desenvolvedores. Além disso, a companhia também lança durante a MWC Barcelona 2024 nesta semana, um modem com conectividade satelital e um chip para Wi-Fi e Bluetooth baseado em IA.

Hub

Imagem de divulgação do Qualcomm AI HUB (reprodução: Qualcomm)

Batizado como Qualcomm AI Hub, o serviço é uma biblioteca com modelos de IA. O seu intuito é fornecer a desenvolvedores esses modelos para criação de aplicações para dispositivos com a plataforma Qualcomm e Snapdragon, como PCs conectados, handsets e equipamentos de realidade estendida.

Em conversa com Mobile Time para apresentar essa e as outras soluções da empresa no MWC, Ignacio Contreras, diretor sênior da Qualcomm, explicou que a ideia é acelerar o avanço da IA nos dispositivos, uma vez que a primeira leva de equipamentos com funcionalidades baseadas em inteligência artificial estão chegando ao mercado – vide a família Galaxy S24 da Samsung.

Sobre quais tipos de desenvolvedores a Qualcomm quer atrair para o hub, Contreras afirmou que querem “quaisquer profissionais” que desejem criar aplicações ou otimizar dispositivos em plataformas (SoCs) da companhia: “É um amplo espectro de developers, como estudantes de engenharia, pessoas que têm isso como hobby, engenheiros em startups e profissionais nos fabricantes parceiros (OEMs), por exemplo”, disse.

As soluções estão disponíveis na própria página do hub, além do GitHub e do Hugging Face.

IA

Exemplos modelos de IA generativa embarcados em dispositivos com System-on-Chip da Qualcomm na MWC (reprodução: Qualcomm)

Além do espaço para desenvolvedores, a Qualcomm está apresentando em Barcelona exemplos de dispositivos com IA embarcada, como: um smartphone Android com um grande modelo de linguagem de visão assistencial (Llava) com 7 bilhões de parâmetros que permite gerar imagens; e outro handset Android tem embarcado o Low Rank Adaptation (LoRA, não confundir com o padrão de redes) que também permite criar imagens a partir de texto, mas esse com Stable Diffusion; e há também um PC conectado com Windows com grande modelo de linguagem (LLM) que aceita texto e áudio e, assim, gerar conversas múltiplas sobre o áudio.

Chipsets

Modem Snapdragon X80 5G (divulgação: Qualcomm)

Na parte de silício da companhia, a Qualcomm apresenta o modem Snapdragon X80 5G, o primeiro de sua família com conectividade satelital (NB-NTN). Em sua sétima geração, o modem da companhia tem estrutura com seis antenas, agregação de portadora sêxtupla, além de extensão de alcance com IA para FWA 5G em ondas milimétricas.

O outro chip é a plataforma Qualcomm Fast Connect 7900 focada no próximo padrão das redes wireless, o Wi-Fi 7, além de Ultra Wideband e Wi-Fi Ranging que ampliam o sinal de rede sem fio, além de Bluetooth Sound Chaneling que permite conectar múltiplos equipamentos no recinto. Contreras afirmou que o design do chip é bem menor (tem 6 nanômetros), o que dá espaço para os OEMs criarem dispositivos com baterias maiores e assim ampliar a qualidade de vida do produto.

Os dois chipsets ficam disponíveis ao mercado na segunda metade de 2024.

Imagem de divulgação do Qualcomm AI HUB (reprodução: Qualcomm)