O comissário da indústria da União Europeia Thierry Breton disse nesta segunda-feira, 17, que o Facebook precisa se adaptar aos padrões da UE e não o contrário. O comissário criticou as propostas de regulamentação feitas pela rede social como sendo insuficientes.

De acordo com a Reuters, os comentários vieram depois de uma reunião com o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, e dois dias antes de Breton apresentar a primeira de uma série de regras para controlar os gigantes tecnológicos dos EUA e as empresas chinesas auxiliadas pelo Estado.

“Não é para nós nos adaptarmos a esta empresa, é para ela se adaptar a nós”, disse Breton, ex-CEO da empresa francesa de telecomunicações Orange e da empresa francesa de tecnologia Atos, a repórteres após a reunião.

Breton também informou que decidirá até o final do ano se deve adotar regras rígidas como parte da lei de serviços digitais para regular plataformas online e definir suas responsabilidades.

O comissário também comentou a respeito de um documento publicado pelo Facebook nesta segunda-feira que rejeita o que chama de regulamentos intrusivos e sugere regras mais flexíveis pelas quais as empresas reportam periodicamente o conteúdo e publicam dados de aplicação da lei.

“Não basta”, disse Breton, acrescentando que o Facebook omitiu qualquer menção ao seu domínio do mercado e também falhou em definir suas responsabilidades.

A chefe de justiça da UE, Vera Jourova, que também conheceu Zuckerberg, foi igualmente inflexível quanto ao papel da mídia social na luta contra o discurso de ódio online, desinformação e manipulação de eleições.

“O Facebook não pode afastar toda a sua responsabilidade. Facebook e Zuckerberg precisam responder a si mesmos uma pergunta ‘quem eles querem ser’ como empresa e quais valores eles querem promover ”, disse ela em comunicado. “Não caberá a governos ou órgãos reguladores garantir que o Facebook queira ser uma força do bem ou do mal.”