A Meta anunciou o lançamento da rede social Threads (AndroidiOS) na Europa, nesta quinta-feira, 14. Após cinco meses da apresentação do aplicativo e da sua disponibilização nas Américas, a novidade foi anunciada na própria plataforma pelo CEO da empresa, Mark Zuckerberg. Com isso, a rede social, rival do X (ex-Twitter) amplia o seu mercado potencial, agora com a possibilidade de os 448 milhões de habitantes na União Europeia (UE) abrirem contas na plataforma.

Lei dos Mercados Digitais

Em julho deste ano, quando o Threads foi lançado, o app tinha sido inicialmente disponibilizado para 100 países. Em entrevista ao Verge no mesmo dia do lançamento da plataforma, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, explicou que a UE ainda não fazia parte por causa de problemas regulatórios, devido “às complexidades para cumprir algumas das leis que entrarão em vigor no próximo ano”. O entrevistado parecia ter feito referência sobre a companhia multinacional, na época, estar aguardando mais orientações sobre a Lei dos Mercados Digitais (DMA, no acrónimo em inglês) do bloco.

Em setembro deste ano, a Comissão Europeia impôs um prazo máximo de seis meses para as empresas de tecnologia consideradas “gatekeepers” – aquelas que controlam uma importante porta de entrada para empresas e consumidores (ou seja, as big techs) – cumprirem as novas obrigações até março de 2024. A lei busca assegurar uma concorrência leal entre as plataformas digitais, oferecendo mais opções aos consumidores e novas oportunidades para as pequenas empresas.