A Motorola apresentou a sua divisão de vendas corporativas nesta quarta-feira, 15. Em conversa exclusiva com Mobile Time, os executivos da área reestruturada afirmaram que buscam a liderança no mercado latino-americano de B2B em pouco tempo e uma “sólida” terceira posição no mundo.

De acordo com Georgia Sbrana, diretora de vendas B2B na Motorola América Latina, a companhia tem a vice-liderança no mercado local e quer a liderança absoluta. No mundo, está na terceira posição e há uma forte disputa com outros players. Na América Latina, os primeiros alvos de ações são Brasil, México, Argentina, Colômbia e Peru.

Batizada como Motorola for Business, a divisão começou a ser reestruturada em 2020 e une software e hardware em um único lugar. Um exemplo é o smartphone ThinkPhone, que chegou ao mercado brasileiro neste mês por R$ 5,5 mil. Além do handset high-end, a companhia terá o Moto e22 for Business, uma versão mais barata para B2B que será lançada ainda no primeiro semestre de 2023.

Em software, os diferenciais são:

  • Gerenciamento de dispositivos móveis corporativos (EMM) com o Moto Device Manager (MDM), que pode oferecer controle de apps, por exemplo;
  • Produtividade com o Ready For, que está em sua terceira versão, e o Mototalk, com rádio PTT e mensageria para empresas;
  • Suporte com Moto Care e Moto Care Premier;
  • E segurança com o Moto Safe, para gestão da carga de trabalho, além do Moto Secure e ThinkShield, que também é ofertado para os clientes B2C.

A companhia traz a experiência da Lenovo em vendas B2B aliada à tecnologia móvel da Motorola para a região. “Nós temos hoje algumas ações em linha com a Motorola. São ações internas que ainda não estão alinhadas com parceiros, como a Vivo (que participa do lançamento do notebook 5G Thinkpad X13s). Mas vamos fortalecer isso com o ThinkPhone”, disse Leandro Lofrano, diretor de produtos da Lenovo.

Estratégia em blocos

James Mattos, diretor de vendas enterprise e VAS da Motorola, disse que os serviços B2B de sua empresa podem ser oferecidos como “módulos em SaaS” com contratos por mês, ano, bianual ou plurianual. Com isso, a companhia pretende entrar em empresas que tenham contratos vigentes com outros fornecedores de MDM e EMM. Além disso, a fabricante fornece conectividade em parceria com as operadoras e com integradores de devices.

Atualmente, as vendas corporativas da Motorola são feitas por operadoras, distribuidores e pelo seu site para o B2B.

Entre os setores que a companhia mira levar seus serviços e dispositivos estão: PMEs; serviços; varejo; utilities; field service e field force; logística; condomínios e segurança predial; finanças; e saúde.