Foto por Intel Corp.

Estande da Intel na MWC 2019

Após a Qualcomm e a Apple firmarem um acordo plurianual e darem fim à disputa por patentes de tecnologias celulares, a Intel decidiu sair do negócio de modems 5G dedicados aos smartphones. Com a mudança anunciada na noite da última terça-feira, 17, a Intel focará seus esforços no 5G e 4G para Internet das Coisas (IoT), PCs e outros dispositivos centrados em dados (data-centric, no original em inglês).

Sem citar o acordo de sua rival com a fabricante dos iPhones, o CEO da Intel, Bob Swan, disse que o 5G nos smartphones não tem um “caminho livre” para lucratividade e retornos positivos em sua companhia. Ele ressalta ainda que a Intel produziu um portfólio robusto em produtos wireless e propriedade intelectuais que podem incluir outras oportunidades no mundo da quinta geração da Internet móvel.

Vale lembrar, a Intel era a principal fornecedora de modems 4G para os iPhones desde 2016, quando o imbróglio judiciário pelo uso de patentes da Qualcomm começou. Sem o acordo, o cenário aguardado era de que a Intel fornecesse os modems 5G – necessários para fazer a conexão do handset com a rede móvel – a partir de 2020.

Em outro campo

Saindo do campo da conectividade celular, a Intel anunciou a aquisição da Omnitek, uma empresa britânica especializada em arranjo de portas programáveis (Field Programmable Gate Array ou FGPA, no original em inglês) em soluções de IP e de otimização de vídeo. Com a compra a fabricante, terá acesso às propriedades intelectuais de vídeo-conferência, projeção, telas e sistemas de visão médica.