A Qualcomm apresentou, nesta segunda-feira, 17, novas soluções de Internet das Coisas (IoT): os processadores QCS8550, QCM8550, QCS4490 e QCM4490. De acordo com a companhia, eles são projetados para diversos tipos de uso, servindo para aplicações tanto industriais quanto comerciais.

As soluções expandem os ecossistemas de IoT em segmentos-chave, como colaboração em vídeo, jogos em nuvem e varejo. Elas reúnem as tecnologias de processamento de inteligência artificial na borda, além de conectividade 5G, a fim de dar suporte à próxima geração de aplicações IoT.

Mais avançados, os processadores Qualcomm QCS8550 e QCM8550 combinam poder de computação, processamento de IA na borda, conectividade Wi-Fi 7, para implementação de aplicativos IoT de alto desempenho, como robôs móveis autônomos e drones industriais.

A arquitetura de IA foi otimizada para uma gama diversificada de modelos de negócios e casos de uso. Os dois processadores também apresentam processamento gráfico e de vídeo para possibilitar jogos imersivos na nuvem, colaboração de vídeo e experiências de streaming de vídeo.

Ecossistema de parceiros dos processadores QCS8550 e QCM8550 (crédito: divulgação)

 

Intermediários

Intermediários, os processadores Qualcomm QCS4490 e QCM4490, por sua vez, oferecem recursos de conectividade e processamento para dispositivos portáteis e de computação industrial.

As soluções são equipadas com 5G e Wi-Fi 6E para lidar com tarefas complexas de computação. Os processadores são projetados com suporte planejado para lançamentos Android até a versão 18, ou seja, podem ser usados em projetos industriais até 2030.

Essas soluções intermediárias também são ideais para aplicações IoT que exigem conectividade de baixa latência, incluindo varejo e ponto de venda avançados, assim como aplicativos de controle e automação, como painéis de segurança.