A comissária de competição da União Europa, Margrethe Vestagher, defendeu que o spin-off entre Facebook, WhatsApp e Instagram, deve ser uma solução de último recurso. Em entrevista à Reuters nesta sexta-feira, 17, a reguladora disse que uma eventual separação do negócio gerará ações legais por mais de uma década. Em sua visão, a requisição do acesso e do controle aos dados – pela população – é uma mensagem muito mais “direta e poderosa”, do que defender a separação do negócio da companhia norte-americana.

Mais cedo, a COO do Facebook, Sheryl Sandberg, reconheceu em entrevista à CBS News que a sua empresa tem “responsabilidade real de fazer melhor” e que precisa “ganhar a confiança do público” novamente. Sobre um possível spin-off, Sandberg acredita a separação do negócio não resolveria os problemas que os usuários desejam, e ressaltou que as gigantes da tecnologia na China não passarão por divisão.

Vale lembrar, Chris Hughes, cofundador do Facebook, defendeu a separação entre Facebook, Instagram e WhatsApp na última sexta-feira, 10. Em artigo publicado no New York Times, Hughes disse que o Facebook continuaria uma companhia forte o suficiente para disputar com chineses e que as questões de regulação poderiam ser resolvidas com um período de transição.