Toro Investimentos

Símbolo da Toro no prédio do Santander em SP. Foto: divulgação

A Toro Investimentos, do Santander, adquiriu duas startups financeiras: a Mobills (Android, iOS) e a Monetus (Android, iOS) com foco no open banking. A compra envolve dinheiro e ações, para os proprietários das duas fintechs, que serão sócios da Toro.

A Mobills fechou o último ano com 10 milhões de clientes em seu ecossistema de sete apps. Em conversa recente com Mobile Time, Carlos Terceiro, sócio-fundador e CEO da empresa, adiantou que a companhia focaria o ano de 2021 no open banking e na expansão internacional do app.

Por sua vez, a Monetus se destaca por oferecer objetivos em investimentos e serviço de planejamento pessoal automatizado para o consumidor comum. De acordo com seu track record, na estratégia traçada com ações do Ibovespa, o app acumula valorização líquida de 177% desde o início, em 2017, em comparação a uma apreciação de 98%.

A aprovação de ambas as compras pela Toro Investimentos depende do regulador. Procurada por esta publicação, o Santander informou que não abrirá os valores das duas operações.

Estratégia aberta

Com a operação da compra das duas fintechs, o braço de investimentos do Santander quer acelerar sua plataforma no open banking com a oferta de assessoramento. Isso acontecerá por meio da automatização na alocação de recursos do cliente com gestão e visão agregadas dos investimentos.

O movimento é similar àquele adiantado por Itaú e Banco do Brasil ao Mobile Time. As duas instituições confirmaram o lançamento de gestores de contas a partir da segunda fase do open banking, que inicia no dia 15 de julho deste ano com compartilhamento de dados cadastrais e de transações. Porém, as aplicações dos dois bancos são focadas no correntista.

No caso do Santander, a aquisição do Mobills e Monetus foca na quarta fase do open banking, quando podem ser compartilhados dados de câmbio, investimentos, seguros e conta-salário. Ou seja, quando o open banking migra para o open finance (sistema financeiro aberto, na tradução feita pelo Banco Central).