O Banco do Brasil (Android, iOS) lançará ainda este ano um agregador financeiro para empresas em seu aplicativo móvel. Ou seja, qualquer empresa cliente do BB poderá visualizar no app os dados financeiros de todas as suas contas, mesmo aquelas em outras instituições financeiras. A novidade estará respaldada pela entrada em vigor da segunda fase do open banking.

Antes das empresas, o Banco do Brasil oferecerá um agregador financeiro para pessoas físicas, conforme adiantado por Mobile Time. A ideia é lançar a ferramenta depois de 13 de setembro, quando, pelo cronograma do open banking, os bancos passarão a compartilhar entre si dados financeiros dos clientes, desde que com a anuência dos mesmos, obviamente.

A fase 2 do open banking está acontecendo de forma escalonada, começando com o compartilhamento de dados cadastrais e somente para um percentual pequeno da base de clientes dos bancos.

“O open banking está só começando, muitas novas soluções serão possíveis, conforme o ecossistema se desenvolve. A adesão dos clientes deve seguir uma curva gradual, como em todo processo de inovação. Conforme as pessoas perceberem as vantagens em aderir, essa curva vai se acentuando naturalmente”, comenta Karen Machado, gerente de open banking do Banco do Brasil, em entrevista por email com Mobile Time. “Nas campanhas que fizemos com clientes, observamos que apesar de o tema ainda ser bastante novo para muitos, há apetite do público para adesão quando se vislumbram as possibilidades que o compartilhamento traz. Observamos nessas campanhas iniciais, em poucos meses, taxas de conversão superiores ao que foi observado no primeiro ano de open banking no Reino Unido, por exemplo. Será um ciclo evolutivo virtuoso. Quanto mais pessoas aderirem ao open banking, mais dados importantes teremos para melhorar nossos modelos analíticos, e consequentemente reverter isso em uma melhor precificação para os nossos clientes”, completou.

A executiva está confirmada para um painel sobre open banking na abertura do MobiFinance, evento organizado por Mobile Time nos dias 19 e 20 de outubro.