A Globo está testando mais de 50 recursos de inteligência artificial com a Oracle. Por meio da suíte em nuvem Oracle Fusion Applications, o grupo de mídia aumentou a produtividade, reduziu custos e buscou melhorar controles financeiros.
Por meio de recursos e relatórios narrativos com IA, a Globo automatizou processos de ERP e reduziu o fechamento do mês de oito para três dias. Em otimização de operações de armazéns e adição de produtos em centros de distribuição, a companhia conseguiu ter 99,5% de precisão de estoque.
Esse movimento está ligado à consolidação das cinco empresas que a Globo possuía (TV Globo, Globosat, Som Livre, Globo.com e a DGCorp) em uma só, o que demanda integração e modernização de processos e sistemas internos, o que impacta a cultura da empresa e seus colaboradores.
Casamento Globo e Oracle
Segundo Renata Bueno, VP de vendas Latam da empresa de tecnologia, a utilização da Oracle ocorreu por um movimento de cloudificação da Globo e pela Oracle entregar uma plataforma pronta para atualizações trimestrais. Com isso, a gigante da mídia latino-americana pode criar uma “sexta empresa”, na visão da Bueno, totalmente digitalizada.
Por sua vez, Alexandre Donner, executivo de tecnologia da Globo, afirmou que a utilização das tecnologias da big tech norte-americana permite integrar serviços e processos com mais facilidade, como fizeram recentemente com a inclusão do Telecine e a compra da Eletromídia.
“A tecnologia fica com muito mais espaço para evoluir. Capitalizar e maximizar as atualizações que vêm trimestralmente”, disse Donner, ao explicar que 80% do tempo de sua equipe são focados em evolução digital. “A mesma experiência do consumidor nós queremos trazer internamente”, completou, ao afirmar que o intuito é automatizar mais processos internos.
Próximos passos
Durante o Oracle AI World, realizada nesta semana, em Las Vegas, nos EUA, Bueno e Donner explicaram a jornalistas que estão mapeando os próximos passos da estratégia de transformação digital da Globo. Em especial, avaliam quais dos agentes do Oracle Fusion Applications podem usar ou quais agentes podem criar com o Oracle AI Agents for Fusion Applications.
“Em 2025, o nosso objetivo é a IA. Mas estamos preparados para isso. Temos um programa de IA, nos reportamos ao conselho, medimos ROI etc”, disse. O executivo de tecnologia da Globo explicou que trabalham com foco em cinco tarefas:
- Apoiar o mercado publicitário com IA;
- Geração de conteúdo com auxílio da IA;
- Como ajudar o consumidor com IA;
- Suporte ao colaborador com IA;
- Preparação da empresa para escalar o uso da IA, como permitir que cada um desenvolva a sua inteligência artificial.
Donner afirmou ainda que há uma governança para definir quais tecnologias serão as próximas a serem usadas, uma espécie de “radar de IA”.
Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA
Jornalista viajou aos EUA convidado pela Oracle