A Câmara dos Deputados lançou nesta terça-feira, 17, um novo canal de comunicação com os cidadãos no aplicativo Telegram (Android, iOS). O objetivo é divulgar notícias, programação, campanhas publicitárias, resultados de participações e outras informações institucionais para o público externo.

De acordo com a Agência Câmara de Notícias, a escolha do Telegram se deve a várias razões, entre elas a facilidade de acesso e operação, além de ser “rápido, privado, seguro e gratuito”.

O Telegram já é usado para comunicação de outros órgãos públicos como o Senado Federal, que conta ainda com um serviço de envio de notícias no WhatsApp, com cerca de 20 mil assinantes. A Receita Federal também se rendeu ao Telegram e, desde agosto passado, tem um canal de atendimento no aplicativo, onde é possível fazer serviços relacionados ao CPF, como alteração de dados ou consulta à situação cadastral.

De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel, o Telegram está instalado em 35% dos smartphones nacionais. Sua base instalada vem crescendo rapidamente: um ano atrás ele estava em 19% dos aparelhos.