O 5G é o tema de tecnologia mais citado pelos líderes de empresas de médio e grande portes no Brasil. De acordo com um estudo de Dell e Intel divulgado nesta terça-feira, 17, o preparo do ambiente para trabalhar com a rede celular de quinta geração é considerado fundamental por 53% deles.

Na análise feita com 200 empresas com mais de 250 funcionários entre os meses de julho e agosto, o 5G está entre os vários investimentos programados pelas companhias, ao lado de multicloud (52%), cibersegurança (48%) e ferramentas para gestão de dados (45,5%).

“No longo prazo, nós vemos investimento forte em tecnologias emergentes, como 5G”, disse Diego Puerta, líder da Dell no Brasil, durante a apresentação da pesquisa.

Dos investimentos em andamento, o preparo para o ambiente 5G é citado por 59% das empresas, próximo de inteligência artificial (60%) e edge computing (58,5%). Completam a lista: cibersegurança (66%), análise e gestão de dados (65,5%) e ambiente de trabalho digital (65,5%).

Curva de transformação

Em conversa com a imprensa especializada nesta terça-feira, 17, Puerta apresentou os dados do nível de transformação digital nas empresas. As firmas com estágio de adoção acelerada da digitalização somam 87% ante 70% da pesquisa anterior em 2018. Aquelas com pouco ou nenhum investimento na área caiu de 24% para 10%. Para o executivo, houve uma mudança na curva de transformação digital no Brasil com mais maturidade no setor.

Puerta explicou ainda que nem todas as empresas (44%) têm tecnologias necessárias para trabalhar na velocidade exigida, mas a maioria (96%) mostra que o ambiente recente requer mais agilidade e escalabilidade no TI.

Além disso, quase todas as empresas (95,5%) veem empecilhos para acelerar na transformação digital. Apontam como principais barreiras: a falta de crescimento econômico; incapacidade de extrair informações importantes dos dados; preocupações com privacidade e cibersegurança; falta de recurso e orçamento; mudanças regulatórias ou legais.