OIM - Onu - refugiados

Centro de atendimento aos refugiados e migrantes da OIM

A iniciativa da ONU que conecta adolescentes e jovens refugiados da Venezuela, a U-Report Uniendo Voces, lançou um chatbot para trazer informações atualizadas sobre direitos e serviços disponíveis para refugiados e migrantes. Batizado de Gigante (WhatsApp, Messenger), o bot possui ainda enquetes (anônimas e voluntárias) para entender o desejo dos jovens.

Assim como acontece em outros bots, o usuário precisa começar um contato com breve “alô” ou “hola” para interagir com a plataforma conversacional.

O projeto usa código aberto Rapid Pro da Plataforma Regional de Coordenação Interagências para Refugiados, Refugiadas e Migrantes da Venezuela (R4V) que une ONU e órgãos latino-americanos. Por sua vez, o Uniendo Voces é coordenado pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Viração Educomunicação.

Entenda

Uma pesquisa feita pelo R4V em 2019 revelou que 65% dos refugiados da Venezuela que chegam ao Brasil possuem smartphone, sendo que 80% desses usuários acessam à Internet. Contudo, 42% dizem que faltam informações sobre seus direitos.

De acordo com dados da R4V de novembro deste ano, 5,4 milhões de venezuelanos deixaram o país desde o começo da crise socioeconômica em 2015. A maioria migrou para Colômbia (1,8 milhão), Peru (1 milhão), Chile (457 mil) e Equador (417 mil). Brasil soma 262 mil refugiados em cinco anos, menos que os 350 mil dos Estados Unidos.