A popularização da telefonia celular traz consigo um problema de trânsito nas grandes cidades: motoristas desviando sua atenção para os aparelhos enquanto estão dirigindo, seja para atender chamadas ou, pior, digitar mensagens, o que aumenta o risco de acidentes. Somente na cidade do Rio de Janeiro a guarda municipal aplicou 72.352 multas por esse motivo no ano passado, o equivalente a praticamente 200 por dia. A infração é considerada média pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), custando quatro pontos na carteira de motorista e multa de R$ 85,13 – valor irrisório se comparado com as perdas em caso de acidente. A infração está descrita no artigo 252, incisos V e VI do CTB.
 
Para combater o problema, a prefeitura do Rio de Janeiro promete realizar neste primeiro semestre uma ação educativa utilizando mímicos nas ruas da cidade, informa o subsecretário de relacionamento com o cidadão da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Joaquim Monteiro. "Este é um problema em cidades do mundo todo e estamos trabalhando para reduzi-lo", disse o subsecretário.

Apps de trânsito

Monteiro comentou também sobre o uso de apps voltados para o trânsito, como Waze (em que motoristas trocam informações sobre engarrafamentos) e apps de chamada de táxi (como Taxibeat e Easy Taxi). Obviamente, seu uso é recomendado somente quando o carro não está em movimento. "Qualquer ferramenta que contribua para uma melhor fluidez no trânsito a cidade vê com bons olhos, desde que utilizada de acordo com a legislação vigente", disse a respeito especificamente do Waze, que já conta com 1,5 milhão de usuários no Brasil. Sobre os apps de táxi, comentou: "Esses aplicativos facilitam a vida do usuário de táxi e caíram no gosto do carioca, que tem uma cultura de vanguarda. O mais interessante é que o usuário pode dar nota para o motorista, o que contribui para o setor se desenvolver. Aqueles com as melhores notas geram maior confiabilidade e acabam tendo a preferência dos clientes. Essa transparência é muito bem-vinda". A concessão de notas pelos passageiros está disponível no app Taxibeat.

MOBILE TIME também perguntou a opinião do subsecretário sobre o Moovit, aplicativo colaborativo de transporte público em que passageiros de ônibus e trens trocam informações sobre as condições do serviço em tempo real. O Moovit foi lançado recentemente em São Paulo e planeja sua entrada no Rio de Janeiro. "É um aplicativo interessante e será estudado. O cidadão como propagador das experiências é a grande tendência dos centros urbanos", disse Monteiro.