A Qualcomm apresentou a terceira geração de seu modem para dispositivos 5G, o Snapdragon X60. O equipamento é o primeiro da fabricante com 5 nanômetros e agregação de espectro, como as bandas milimétricas do 5G e aquelas abaixo de 6 GHz (sub-6), usando FDD ou TDD, além de permitir o funcionamento de voz sobre 5G (VoNR).

Com o 5G FDD-TDD, FDD-TDD e TDD-TDD, atrelado ao compartilhamento dinâmico de espectro (DSS), o modem dará mais abertura de uso de espectro para as operadoras, inclusive a capacidade de redirecionar o espectro da quarta geração (LTE) para quinta geração, e assim aumentar as velocidades de rede no 5G.

A velocidade máxima de download permitida é de 7,5 Gbps e de upload de 3 Gbps no novo modem. A Qualcomm informou que os primeiros dispositivos com o X60 serão testados pelas fabricantes neste primeiro trimestre de 2020. E os lançamentos comerciais dos handsets com o modem chegarão em meados de 2021.

Fabricação

De acordo com a Reuters, a Samsung foi escolhida para fabricar o novo modem X60, ante a TSMC. O contrato deve dar ânimo à fabricante sul-coreana, uma vez que a companhia tem 18% do mercado de semicondutores, ante 53% da TSMC, segundo a TrendForce.

Filtro

Outra novidade da fornecedora norte-americana é o filtro de radiofrequência ultraSAW. Este equipamento é usado para isolar os sinais de rádio das bandas de espectro em dispositivos móveis 4G e 5G. O ultraSAW atua em frequências de 600 MHz a 2,7 GHz e reduz em até 1 decibel a perda de sinal.

Na prática, o filtro permite às fabricantes terem uma melhora na eficiência de energia usada na radiofrequência em dispositivos móveis. A expectativa da Qualcomm é que as fabricantes usem o ultraSAW neste trimestre no desenvolvimento dos produtos e que os primeiros dispositivos cheguem ao mercado no segundo trimestre de 2020.