A Qualcomm apresentou nesta segunda-feira, 18, a sua plataforma móvel Snapdragon 8s Gen 3. O chipset de 4 nanômetros para smartphones e tablets premium recebe nesta terceira geração a inteligência artificial generativa na ponta, uma vez que suporta mais de 30 grandes modelos de linguagem (LLMs) e grandes modelos de visão (LVMs), como Baichuan-7B, Llama 2 e Gemini Nano.

Na prática, o System-on-Chip (SoC) nasce preparado para dar ao seu usuário funções robustecidas por IA generativa, como assistente virtual e difusor de imagens. Com a plataforma Qualcomm AI Engine, o novo processador móvel é capaz de processar 10 bilhões de parâmetros.

O conjunto de câmeras também tem como diferencial a inteligência artificial. Batizado como 18-bit Triple Cognitive ISP, o processamento de imagem se destaca por:

  • Câmera com capacidades de IA com segmentação semântica em tempo real para melhorar a foto ou vídeo em 12 camadas, como rostos e cabelos de uma pessoa;
  • O Snapdragon Low Light Vision que atua de forma granular para melhorar a iluminação na foto;
  • Suporte para uma câmera Always-Sensing que permite ao usuário desbloquear o  pagamento móvel  com rosto ou QR Code, por exemplo;
  • E capacidade para lentes de até 200 MP e gravação em 4K com 60 quadros por segundo (FPS);

Segundo plano

Imagem de usuários jogando parap promover o Snapdragon Elite Gaming (divulgação: Qualcomm)

Com o avanço da IA generativa no chipset, alguns diferenciais que a Qualcomm apresentou nas outras duas versões do portfólio Snapdragon 8 estão lá, mas não com o mesmo destaque dos últimos anos. É o caso de jogos, som e conectividade.

O Snapdragon 8s Gen 3 recebe o modem X70 5G que tem IA para melhorar a conectividade e está preparado para funções do release 17 do 3GPP, além do Wi-Fi 7 com a frequência de 6 GHz. Seu pico de download no 5G é de 5 Gbps e no Wi-Fi 5, chega a 8 Gbps.

Por sua vez, em gaming segue apostando no ray tracing, renderização gráfica dos traços de raios de luz para deixar os cenários e personagens mais realistas, e taxa de atualização (quantidade de quadros por segundo exibido em tela) de 144 Hz.

Em som, o Qualcomm Sound traz o Qualcomm Aqstic Max Technology para reduzir a distorção ao ouvir música ou falar e ouvir em uma conversa. Também tem som Lossless (qualidade de CD) para trazer cada detalhe da música e o Bluetooth com Auracast para conectar múltiplos dispositivos de som em uma fonte.

Disponibilidade

Principais destaques (em inglês) do Snapdragon 8s Gen 3 (divulgação: Qualcomm)

A plataforma móvel Snapdragon 8s Gen 3 da Qualcomm deve ter seu primeiros handsets lançado neste mês de março. Entre os fabricantes confirmados que devem utilizar o SoC estão Honor, iQOO, realme, Redmi e Xiaomi.