O Bradesco testou o ChatGPT como uma ferramenta complementar à análise dos textos oficiais divulgados pelo Banco Central (Bacen). O Departamento de Pesquisa e Estudos Econômicos (Depec) do banco usou do chatbot para obter uma análise sobre os comunicados e atas do Comitê de Política Monetária (Copom), segundo relatório publicado na última quarta-feira, 17.

A análise desses documentos faz parte da rotina de trabalho de economistas, a fim de prever as próximas movimentações de juros. De acordo com a instituição, o uso do ChatGPT permite uma leitura não subjetiva dos documentos, que pode apoiar as análises tradicionais feitas pelos profissionais. A ferramenta é capaz de interpretar os textos e indicar um possível comportamento futuro. Os resultados podem ajudar a calibrar a expectativa para o movimento de juros de curto prazo imediatamente após a publicação dos comunicados.

Como uma forma de garantir uma pontuação mais precisa na análise dos documentos, foi desenvolvida uma metodologia de rotulagem. Com o uso de um prompt e a submissão de cada parágrafo, o chatbot fornece uma pontuação para cada trecho da ata ou comunicado. Valores próximos a -100 indicam um posicionamento mais duro do Copom, enquanto aqueles próximos a +100 mostram um posicionamento menos preocupado com a inflação. A soma das pontuações de cada parágrafo é usada para constituir a pontuação geral do documento.

O banco usou 55 atas e 55 comunicados publicados pelo Bacen, desde julho de 2016, para construir um histórico indicando se o documento trouxe um tom mais ou menos favorável a uma redução dos juros. A análise é de que apresentou resultados iniciais bastante satisfatórios”.

“A leitura mais agnóstica dos comunicados e atas do Copom não devem substituir completamente a leitura dos analistas, até porque não tem poder preditivo da evolução do cenário, que é parte fundamental para as expectativas de juros futuros. Ainda assim, esse tipo de indicador é um aliado importante na avaliação dos textos, seja pela rapidez com que a interpretação pode ser feita, seja pela diminuição do viés da leitura“, concluíram os autores do relatório Myriã Bast, Marcelo Gazzano e Hoechst Cornélio da Silva.

No futuro o Depec pretende testar se esse indicador é capaz de antecipar movimentos de mercado, especificamente na precificação de juros de curto prazo imediatamente após a divulgação dos comunicados e, eventualmente, nas apostas de movimentos das próximas decisões do Copom.