Imagens do aplicativo da Calibra também foi apresentado hoje

O Facebook revelou nesta terça-feira, 18, alguns detalhes sobre sua criptomoeda, Libra, baseada na tecnologia blockchain, que servirá para pagar compras, fazer saques ou transferir dinheiro para outras pessoas e para outros países também. Para isso, a empresa criou uma subsidiária, a Calibra, voltada para oferecer serviços financeiros que darão acesso à Libra e sua rede. O primeiro produto anunciado foi a carteira digital, que estará disponível no Facebook Messenger, no WhatsApp e em aplicativo próprio. O lançamento está previsto para o primeiro semestre do ano que vem.

De acordo com o anúncio do Facebook, quando a carteira digital da Calibra estiver disponível, ela permitirá o envio de Libras por meio do smartphone, de maneira simples, imediata e a baixo custo. A ideia é que seja possível comprar Libras online ou em pontos de troca locais, como mercados, e gastar a moeda digital usando também aplicativos de carteira de terceiros interoperáveis.

O Facebook não controla sozinho a criptomoeda. A Associação Libra, que reúne os fundadores da criptomoeda, conta com Visa, Mastercard, Uber, Andreessen Horowitz, Coinbase, eBay, PayPal, Stripe, Spotify, Lyft, Vodafone, Mercado Pago, entre outros players de diferentes mercados, como pagamentos, tecnologia e marketplaces, telecomunicações, blockchain, venture capital, além de instituições sem fins lucrativos e instituições acadêmicas.

A Libra foi pensada para escapar da volatilidade das moedas virtuais que acabam servindo para especulação. A ideia é que a moeda virtual tenha estabilidade semelhante àquela do Dólar e do Euro.

A Libra Association conta com parceiros players de meios de pagamento, tecnologia a marketplaces, telecomunicações, blockchain, venture capital, além de organizações sem fins lucrativos e instituições acadêmicas

Segurança e privacidade

A empresa também explicou que a Calibra vai adotar procedimentos de proteção e de segurança à privacidade do usuário como um banco normal. A empresa escreveu o seguinte em seu informativo: “A não ser em casos específicos, a Calibra não dividirá informações de conta ou dados financeiros com o Facebook Inc. ou nenhum outro terceiro sem o consentimento do cliente. Isso significa que as informações de conta e os dados financeiros de clientes da Calibra não serão usados para aumentar a assertividade de anúncios na família de produtos do Facebook“.

Para empresas

O passo seguinte para a Calibra será disponibilizar serviços adicionais para pessoas e empresas, como pagar contas apertando apenas um botão, comprar produtos escaneando um código, ou usar transporte público sem a necessidade de andar com dinheiro real na carteira física ou um cartão de transporte.