Mark Zuckerberg precisou de mais de seis horas para defender seu projeto de criptomoeda e carteira digital no Congresso norte-americano

Mark Zuckerberg bateu ponto no Congresso dos Estados Unidos nesta quarta-feira, 23, para defender seu projeto de criptomoeda e carteira digital, a Libra e a Calibra, respectivamente. Em seu depoimento perante a House Financial Services Committee (Comitê de Serviços Financeiros da Câmara), o CEO do Facebook explicou que a moeda digital vai estimular o aumento dos anúncios da plataforma e, com isso, rede social ganhará dinheiro. A resposta faz parte da explicação dada ao deputado republicano David Kustoff, que perguntou: “Quando você foi ao conselho de diretores da companhia, como você disse a eles que o Facebook poderia gerar receita ou lucrar com a criação ou o uso da Libra e da Calibra?” Zuckerberg iniciou a resposta da seguinte maneira: “Bem, congressista, o senhor pode não acreditar nisso, mas essa não é a primeira coisa que falamos na empresa. Nós nos concentramos na criação de serviços que terão valor na vida das pessoas e acreditamos que, se fizermos isso, poderemos eventualmente obter parte do valor posteriormente”.

Durante as mais de seis horas de audiência, Zuckerberg precisou ouvir críticas com relação à sua abordagem a respeito de uma série de assuntos como a própria criptomoeda, privacidade e como administra a companhia. Enquanto isso, o CEO alimentava a preocupação de que, se o Facebook não criar Libra, o mundo acabará usando a versão chinesa, que deverá ser lançada dentro de alguns meses.

Zuckerberg não explicou se a Libra terá taxas de transação – uma parte importante do motivo pelo qual as pessoas gostam de criptomoedas descentralizadas (que não as possuem) e uma pergunta fundamental para seu projeto, uma vez que ele não é descentralizado.

Quando pressionado a explicar por que os membros da Associação Libra, como Visa, Mastercard, Mercado Pago, Stripe e eBay deixaram a organização, Zuckerberg admitiu: “Acho que é por ser um projeto arriscado e há muito escrutínio”. O CEO do Facebook também reagiu aos operadores financeiros, dizendo: “Acho que o setor financeiro dos EUA está atrasado onde deveria inovar para continuar na liderança financeira no futuro. ”

Zuckerberg foi acusado de tentar lucrar e ajudar potencialmente a lavagem de dinheiro, ao mesmo tempo em que afirmou que a Libra foi projetado para ajudar os desbancarizados. O executivo disse que a Associação Libra”não havia estabelecido políticas” sobre se pagamentos anônimos serão permitidos ou não.

O democrata Brad Sherman disse: “para o homem mais rico do mundo vir aqui e se esconder atrás das pessoas mais pobres do mundo, e dizer que são eles quem realmente está tentando ajudar… você está tentando ajudar aqueles para quem o dólar não é uma boa moeda – como traficantes e terroristas.”