Na noite desta quarta-feira, 17, Mark Zuckerberg apresentou os novos modelos de óculos de realidade virtual e realidade aumentada no evento Meta Connect 2025. Entre eles, o Meta Ray-Ban Display, vendidos a US$ 799, os primeiros óculos inteligentes da empresa com display integrado e voltados para o consumidor final.

O visor pode ser controlado por gestos manuais por meio da pulseira equipada com tecnologia neural (Meta Neural Band).

O Meta Ray-Ban Display é o meio do caminho entre a primeira versão do dispositivo, somente com áudio, e o Orion, óculos de realidade aumentada que projeta elementos em 3D e que foi apresentado no ano passado.

“Óculos com IA e realidade virtual, nossa meta é construir lindos óculos que entregam inteligência superpersonalizada e a sensação de presença usando hologramas realísticos”, disse Zuckerberg, durante apresentação Meta Connect 2025.

Zuckerberg aposta que os óculos poderão recuperar a “sensação de presença” perdida com o uso dos smartphones. Para isso, a tecnologia “tem que sair do caminho”. “A promessa dos óculos é preservar o senso de presença que você tem quando você está com outras pessoas. Esse senso de presença é algo profundo e acho que perdemos um pouco com telefones celulares e temos a oportunidade de recuperá-lo com os óculos”, disse.

A holding desenvolve seus óculos inteligentes em parceria com a gigante de óculos EssilorLuxottica desde 2019 e, no ano passado, renovou o acordo de cooperação de longo prazo.

Segundo o executivo, os usuários poderão, por exemplo, assistir a vídeos na lente ou visualizar e responder mensagens de texto. O display não bloqueia a visão e desaparece quando não está em uso.

Durante uma demonstração, Zuckerberg tentou várias vezes ligar para Andrew Bosworth, chefe de tecnologia da Meta, mas não obteve sucesso. “É, acontece”, comentou.

A bateria tem duração de até 18 horas.

Os óculos chegam ao mercado nos EUA em 30 de setembro em preto ou marrom, nas lojas Best Buy, LensCrafters e Ray-Ban.

Ray-Ban Meta de nova geração com bateria mais duradoura

Ray-Ban Meta nova geração

Mark Zuckerberg apresenta a nova geração do Ray-Ban Meta. Crédito: reprodução de vídeo

A Meta também lançou uma versão atualizada dos seus óculos Ray-Ban Meta, agora com autonomia de 8 horas — quase o dobro da geração anterior. O dispositivo segue com câmera ultra-wide de 12 MP, mas agora suporta vídeo em 3K a 60 quadros por segundo.

O estojo de recarga foi atualizado e agora garante 48 horas extras de carga (antes, eram 36h). Outra novidade é o modo “conversa em foco”, que amplifica a voz da pessoa com quem o usuário fala em ambientes barulhentos, disponível tanto nos Ray-Ban Meta quanto nos Oakley Meta HSTN.

A segunda geração do modelo sai por US$ 379 e já está à venda nos estilos Wayfarer, Skyler e Headliner.

Óculos com IA para atletas

Oakley Meta Vanguard

Óculos, voltado para atletas de alta performance. Crédito: reprodução de vídeo

Em parceria com a Oakley, a empresa apresentou os Oakley Meta Vanguard, voltados para esportes de alto rendimento. O modelo traz design diferenciado, certificação IP67 contra água e poeira e integração com os apps Garmin e Strava e existe a possibilidade de consultar dados de treinos via Meta AI.

Os óculos vêm com câmera de 12 MP e com 122° na ponte do nariz, que grava vídeos em até 3K e suporta modos de captura como câmera lenta, time-lapse e hyperlapse. Outras novidades incluem alto-falantes mais potentes e bateria de até 9 horas.

O preço sugerido é de US$ 499 e o lançamento está previsto para 21 de outubro em quatro combinações de armação e lentes. As pré-vendas já começaram nos Estados Unidos.

Headsets Quest

Usuários dos dispositivos Quest 3 e Quest 3S poderão utilizar o recurso Hyperscape, que permite o escaneamento dos arredores e os transformem em um espaço digital. A função chega em versão beta por meio do aplicativo Hyperscape Capture.

Meta e o Metaverso

Quest escaneia o ambiente e o digitaliza. Crédito: reprodução de vídeo

Metaverso com motor gráfico

Zuckerberg também  apresentou ainda melhorias no Horizon Engine, que agora oferece gráficos mais realistas, maior desempenho e mundos virtuais mais complexos. O motor é o responsável por rodar o Hyperscape e permitirá suportar ambientes virtuais maiores. E existe ainda a possibilidade de escanear um ambiente e digitalizá-lo

Conversation Focus

A nova ferramenta que será lançada “em breve” poderá amplificar vozes próximas à pessoa usuária de óculos da Meta. Por exemplo, se estiver em um restaurante barulhento, será possível aumentar o volume e o som da pessoa com quem está conversando é amplificado. O software estará disponível para qualquer Ray-Ban Meta. Para ativar a solução, o usuário do vestível deverá pedir para a assistente virtual da empresa: “Meta, inicie Conversation Focus”

 

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