MOBI2GO; Sentran; transporte escolar

Um pequeno crachá pendurado na mochila do estudante com um código QR é lido pela funcionária por meio de um smartphone. A partir daí, começa o rastreamento do aluno até a escola. Foto: divulgação

Escolas municipais da cidade de Criciúma/SC começaram a usar um aplicativo de gestão do transporte de estudantes da rede. A solução permite o monitoramento em tempo real de crianças e adolescentes durante o trajeto até a escola com o uso de um crachá com QR code e um celular, sem a necessidade de cartões, chips ou rastreadores. A empresa responsável, Sentran, batizou a solução white label de MOBI2GO, e é responsável pelo monitoramento de 1.989 alunos, sendo 351 deles com algum tipo de necessidade especial.

Chamado de GPScola pela cidade catarinense, a solução é usada em 49 escolas, além de: Projae (Programa de jornada ampliada escolar); Advisul (Associação Deficientes Visuais Sul); Ama (Associação de Pais e Amigos de Autistas); e Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). O rastreamento é feito nos três tipos de transporte: ônibus, vans e automóveis. E, com o aplicativo no smartphone, pais e responsáveis também podem acompanhar o embarque, deslocamento e o desembarque da criança.

A aplicação gerencia todos os trajetos, informando sobre os quilômetros rodados, a velocidade e o tempo de cada percurso.

Modelo de negócios

As administrações públicas podem contratar a solução para gestão do transporte em conjunto com o fornecimento de veículos e motoristas ou apenas para gerenciar o transporte já existente.

O critério de contratação é por aluno/pessoa a ser transportada. As administrações públicas podem contratar apenas a plataforma (app e retaguarda gerencial) ou o serviço completo, que envolve o fornecimento de veículos e motoristas. A Sentran também oferece como parte do serviço a capacitação e o treinamento do pessoal envolvido.

“A solução é de baixo custo e plenamente sustentável, trazendo ao gestor público significativa redução em relação aos custos praticados no modelo convencional – em outras palavras, a solução agrega segurança e ferramentas de gestão conferindo menor custo ao setor público, dignidade e conforto à pessoa transportada e melhor controle da frota e motoristas pelas empresas transportadoras”, resume Eduardo Ramalho, sócio-diretor da Sentran, em entrevista por email com Mobile Time.

Públicas e privadas

O MOBI2GO também pode ser utilizado por escolas privadas ou empresas de transporte escolar privadas, podendo contratar somente a plataforma de gerenciamento de transporte ou o fornecimento de veículos e motoristas. E, de acordo com Ramalho, é possível também fazer o rastreamento de produtos, permitindo seu acompanhamento em tempo real. “Por se basear no sistema de localização dos celulares não necessita de equipamentos extras como rastreadores veiculares por exemplo. Consiste, portanto, em uma solução que exige baixo investimento e é muito intuitiva”, explica.