Koo

[Matéria atualizada em 18/11/2022, às 22h, para inserir informações sobre atualizações do Koo] Depois de postar uma lápide com o logotipo do Twitter (Android, iOS), dando a entender que a rede social estaria com seus dias contatos, Elon Musk acabou causando uma invasão de milhões de pessoas para outro microblog, o indiano Koo (Android, iOS). Por conta do nome inspirador, infinitos memes foram criados no Brasil e muitos brasileiros acabaram entrando na rede social. O aplicativo ficou com o funcionamento intermitente e caiu algumas vezes ao longo desta sexta-feira, 18. A rede social anunciou que chegou a mais de 50 milhões de usuários, porém, não se sabe quantos criaram seus perfis neste dia. Mas, para se ter uma ideia, o perfil de Felipe Neto no Koo está com mais de 97,2 mil seguidores (perfil visualizado às 20h). O sucesso foi tão acachapante para os indianos que eles mandaram uma enquete no Twitter perguntando aos usuários brasileiros se eles gostariam que a empresa mudasse de nome. Koo também informou que até neste sábado, a plataforma oferecerá língua portuguesa, feed da linha do tempo, apresentação em forma de lista dos criadores de conteúdo da região, entre outras promessas.

Bem-humorados, os administradores da conta do Koo no Twitter, informaram a seus usuários brasileiros que a rede social tem esse nome inspirado no som do passarinho amarelo do logotipo – mas que mais parece um pintinho.

Ainda para o público brasileiro, a rede mandou as boas-vindas neste tuíte:

A rede social indiana esteve entre os trending topics no Twitter ao longo do dia com a hashtag Koo App. Seu CEO, Aprameya Radhakrishna, também deu boas-vindas aos brasileiros dizendo que o microblog terá língua portuguesa em breve, uma demanda forte entre os usuários. Vale dizer que, até então, Koo é uma plataforma multilíngue para atrair o público indiano. A rede possui recursos como MLK (Multi-Language Kooing), teclado de idiomas, traduções de idiomas, funcionalidade de edição e autoverificação gratuita. Vale dizer que a rede também está em inglês.

“Estamos muito entusiasmados por cruzar a marca de 50 milhões de downloads. Isso valida a demanda por uma rede social multilíngue construída com uma mentalidade de primeiro produto na Índia, incluindo os indianos que falam idiomas no compartilhamento diário de pensamentos. Nosso rápido crescimento e adoção é um testemunho do fato de que estamos resolvendo um problema enfrentado por um bilhão de indianos”, disse Radhakrishna para o site do jornal Daily Briefpost.

Entre os desenvolvimentos que estão sendo feitos, a plataforma está construindo ferramentas que permitem às pessoas não apenas obter um identificador de verificação gratuitamente, mas também importar seus tweets e seguidores.

Com o montante de contas, o Koo é o segundo microblog, perdendo apenas para o Twitter.

Dois dias atrás, Koo foi notícia em sites estrangeiros para anunciar suas ambições de ser uma rede social global. Seus cofundadores detalharam para o noticiário indiano Economic Times os planos de lançar a rede social nos Estados Unidos.

Na entrevista, Radhakrishna comentou sobre a intenção de levar o microblog para os Estados Unidos, mas também Indonésia, Bangladesh, Malásia, Filipinas, Oriente Médio e África. O Brasil não foi citado. E, apesar de dois dias apenas de distância, o Brasil terá que ser levado em consideração depois dessa invasão na rede social.