A novela Twitter não para de causar reviravoltas. Na última quinta-feira, 17, Elon Musk enviou uma mensagem geral para os funcionários da rede social de que eles deveriam se comprometer com uma cultura “hardcore” de trabalho – na expectativa de que trabalhem “longas horas em alta intensidade ou peçam demissão”.

Em seguida, nesta sexta, anunciou o fechamento dos escritórios da empresa até a próxima segunda e o acesso ao crachá seria interrompido durante o fechamento temporário. E postou uma lápide com o logotipo da rede social nela, dando a entender de que se trata de um possível fim da rede social. Para completar, a ameaça de encerrar com as atividades do Twitter fez uma leva de milhares de pessoas abrirem suas contas em uma outra rede social, a indiana Koo, que viralizou no Brasil.

Porém, depois que o Twitter disse aos funcionários que fecharia seus escritórios, Musk convocou a equipe de engenharia para o escritório da sede em São Francisco, de acordo com e-mails internos obtidos pela CNBC. Em um par de e-mails enviados no início na sexta-feira, Musk pediu que “qualquer um que realmente escreva software” fosse à sede do Twitter na tarde de sexta-feira. Primeiro, porém, ele pediu que lhe enviassem um relatório de alto nível com o melhor código em que trabalharam nos últimos seis meses.

Após a chamada inicial para que os engenheiros viessem ao escritório, ele também enviou uma mensagem incentivando as pessoas a voarem para San Francisco para se apresentarem pessoalmente. Ele disse, em um de seus e-mails, que trabalharia até tarde da noite na sede da empresa na sexta-feira e voltaria no sábado de manhã.

Musk disse que o objetivo de compartilhar todo esse código e encontrá-lo no escritório seria fazer “entrevistas técnicas curtas” que o ajudariam a “entender melhor a ‘pilha’ de tecnologia do Twitter”.

As mensagens confusas sobre o retorno ao escritório vêm depois que uma onda de funcionários do Twitter renunciou na quinta-feira.

Vale lembrar que, no final de outubro, Musk demitiu 3,7 mil pessoas, cortando aproximadamente metade da força de trabalho do Twitter.