Após a abertura de um escritório em São Paulo em maio, o primeiro da América Latina, a Appcelerator, companhia responsável pela plataforma de desenvolvimento de aplicativos móveis, espera mais do que dobrar os negócios em 2015. Em visita rápida ao Brasil para "negociações com parceiros" nesta semana, o CEO da empresa, Jeff Haynie, disse que, mesmo com alguns aspectos complicados da economia brasileira, tem boas expectativas devido à grande demanda de smartphones.

"Tivemos um bom começo com clientes importantes aqui", declarou Haynie a este noticiário citando ainda oportunidades de marketing. Na visão dele, o Brasil é "uma área muito específica", o que justifica a presença no mercado. "É uma maneira de endereçar o desafio econômico", diz. Ele garante que no próximo ano, haverá um crescimento "acima de 100% em relação a este ano" – a companhia tem como parceira nacional a GVP IT Solutions, que proverá tais serviços para os desenvolvedores nacionais.

Haynie acredita que será fácil mais do que dobrar o desempenho da Appcelerator devido às oportunidades que o mercado móvel em expansão no País traz. "Há muitas grandes e boas companhias, é um mercado grande, é uma das maiores economias do mundo, e temos vários clientes que têm operação aqui no Brasil e isso nos dá oportunidade, além de ter grandes empresas com sede aqui", declara. Entre esses clientes estão bancos, empresas de seguro e varejo.

A Appcelerator está focando atualmente no País em três áreas: suporte regional para clientes, investimento nas parcerias e aumentar a educação. "Vamos trabalhar com universidades e outras organizações (com a plataforma de desenvolvimento) para ajudar o indivíduo a crescer aqui", diz o executivo. O country manager do Brasil da empresa, Leandro Dolenc, explica que instituições de ensino como as universidades da PUC-Rio e USP, além da escola Santa Cruz (através de parceria com a MobGeek), em São Paulo, estão adotando a solução. "Há mais de 700 mil desenvolvedores no mundo usando a plataforma em vários campos diferentes e é um grande desafio hoje, especialmente em educação, porque isso gera todo um desenvolvimento cognitivo e é bem importante para a criança", afirma.

Alterações

Jeff Haynie justifica ainda que as novas versões dos sistemas operacionais móveis trouxeram mudanças que podem ser mais facilmente assimiladas por desenvolvedores com a plataforma de sua empresa. A Appcelerator permite, a partir de um código único em JavaScript, integrar um sistema de monitoramento e análise dos apps para o desenvolvimento de softwares nativos para Android, iOS, Windows 8, Blackberry e HTML5. "O iOS 8 e o Android Lollipop têm várias mudanças e a parte de valor para nossa plataforma é que ajudamos com essa mudança rápida, fazendo muitos desses esforços", garante.

Também há uma forte tendência da Microsoft em crescer com o Windows Phone 8, que em breve será unificado com o sistema em desktop na versão Windows 10. "Acho que há uma boa oportunidade de mercado para a Microsoft, eles têm 5% de participação aqui (no Brasil)", diz, referindo-se principalmente ao segmento de entrada de smartphones. "Achamos que ela tem credibilidade e engenharia para ser um grande player no mercado, até por não ter nada a perder", opina.