A Stock Car fez um experimento usando as redes Wi-Fi 6E e Wi-Fi 7 na etapa final da temporada 2023, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, neste último domingo, 17. Por meio da Audacetech, que se juntou com a Qualcomm, Americanet e a RUCKUS, o público do camarote e os profissionais que utilizaram a sala de imprensa puderam testar as tecnologias que suportam a banda de 6GHz. A área VIP, por outro lado, esteve coberta na faixa de 2,4 e 5 GHz.

Enquanto o Wi-Fi 6E proporciona taxas entre 1,5 e 2 Gbps para celulares, a conectividade Wi-Fi 7 suporta taxas reais ainda maiores, ao redor de 4Gbps. Ambas as tecnologias possibilitam redes com maior capacidade de suportar maiores demandas, como em autódromos, estádios, shoppings, escolas, parques públicos, aeroportos, estações de ônibus ou metrô. A Americanet, por sua vez, disponibilizou link de acesso à internet de 10Gbps para os espectadores poderem utilizar a faixa de 6GHz.

Ao longo deste ano, ocorreu uma série de iniciativas focadas em tecnologia promovidas pela Qualcomm brasileira, que é patrocinadora da competição, em colaboração com a Audacetech, a divisão tecnológica do Veloci Group, que controla a Vicar, empresa promotora de eventos de automobilismo esportivo pertencente à Veloci Investimentos, que é controlada pelo Fundo United Partners e empresa proprietária da Stock Car.

O plano da Audacetech é transformar o evento em um grande laboratório para soluções de conectividade de grandes empresas. Partindo desse objetivo, um novo carro está sendo desenvolvido, com lançamento previsto para 2025.