[Atualizada em 18h25] Em entrevista para o canal norte-americano CNBC, Andy Purdy, CSO da Huawei nos Estados Unidos, propôs que a companhia chinesa tome a iniciativa para ter mais transparência e convoca o ecossistema para ser mais transparente.

“Precisamos que as operadoras chamem os fornecedores de equipamentos, como Huawei, Nokia e Ericsson, para cada um de nós, porque é uma responsabilidade compartilhada de todos no ciberespaço; nos convidem para conversar com os especialistas sobre o que fazemos para fornecer garantia.”

A fala vem depois que um juiz federal do Texas decidiu em favor dos Estados Unidos, rejeitando o desafio constitucional feito pela Huawei sobre a lei federal norte-americana que restringia sua capacidade de fazer negócios com agências federais e seus contratados.

A Huawei entrou com o processo em março de 2019, dizendo que tratava-se de uma lei que limita seus negócios nos EUA e, por isso, era inconstitucional.

Em sua decisão, de 57 páginas, o juiz distrital Amos Mazzant, concluiu que o Congresso agia dentro de seus poderes, incluindo a restrição na Lei de Autorização de Defesa Nacional, que também se destinava à empresa chinesa ZTE.

“Embora entendamos o significado primordial da segurança nacional, a abordagem adotada pelo governo dos EUA na Lei de Autorização de Defesa Nacional, de 2019, fornece uma falsa sensação de proteção, além de minar os direitos constitucionais da Huawei. Continuaremos a considerar outras opções legais ”, disse o porta-voz.

A Huawei contestou a Seção 889 da Lei de Autorização de Defesa Nacional, assinada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que impede as agências federais e seus contratados de adquirir seus equipamentos e serviços. Huawei perdeu em uma decisão de julgamento sumário.

A decisão ocorre quando os Estados Unidos têm um amplo esforço em andamento para impedir que a tecnologia Huawei seja usada em equipamentos de telecomunicações sensíveis nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar.